Infinity Tower / KPF e Aflalo & Gasperini Arquitetos

 

Localizado no novo distrito financeiro de São Paulo, próximo à Avenida Faria Lima, este edifício único, com um pé no futuro, estabelece um novo padrão para escritórios no Brasil e já atraiu a atenção mundial.

© Leonardo Finotti

Anunciado como um “Ícone Arquitetônico” pela comunidade imobiliária da América do Sul, a torre eleva, de forma elegante, aproximadamente 120 metros, ficando acima dos edifícios vizinhos, para estabelecer uma identidade única no skyline de São Paulo. A volumetria do edifício, de natureza náutica, remete a uma escuna com as velas abertas.

© Leonardo Finotti

O conceito da metáfora do navio que reivindica seu lugar nas margens da Faria Lima é uma imagem distinta e forte no denso contexto urbano de São Paulo,” de acordo com William Louie, que comandou o design do projeto.

© Leonardo Finotti

As ‘velas’ do edifício envolvem graciosamente cada pavimento com duas cortinas de vidro curvas, que tem sua força acentuada pelos brises de proteção solar externos que controlam a luz e o reflexo. A curvatura da fachada reforça os ambientes de trabalho e possibilita amplas vistas panorâmicas para a cidade, enquanto que cada pavimento cresce em tamanho na medida em que a torre sobre, para maximizar o aproveitamento nos níveis mais altos. Varandas privativas se estendem ao final de cada curva, criando vistas dramáticas para a Avenida Paulista ao norte e para a Faria Lima ao sul.

© Leonardo Finotti

Na sua base o edifício se conecta com o contexto urbano através de uma entrada que capta a temperatura da cidade e oferece uma transição tranqüila da sexta cidade mais populosa do mundo. Uma sutil tapeçaria de piscinas refletoras, passarelas sombreadas, jardins e uma entrada coberta levam ao hall principal do edifício, que é cercado por água e acessado por duas pontes. O hall é composto por uma parede de vidro alta e curva e por uma rica paleta de materiais, dentre os quais granitos brasileiros cuidadosamente selecionados e madeira cumarú.

© Leonardo Finotti

A beleza do edifício é correspondida pela sua funcionalidade de nível mundial. Diferente de muitos edifícios vizinhos, a torre de 18 pavimentos atinge o máximo de área construída permitida em São Paulo, e ao mesmo tempo proporciona flexibilidade e eficiência para uma grande variedade de tipos de locação. Com pé-direito de três metros, vidros de hiper-performance que maximizam a iluminação natural e as vistas, tecnologia de ponta, identidade referência, uma experiência de entrada distinta, e qualidade nos detalhes e acabamentos em todas as escalas, a Infinity Tower estabelece um novo marco para o mercado brasileiro com os padrões internacionais de construção de correspondentes ou superiores aos de outras cidades globais, como Nova York, Londres e Hong Kong.

© Leonardo Finotti

Grande parte da torre foi locada pelas empresas internacionais Goldman Sachs e Credit Suisse muito antes da conclusão da obra, e desde então tem atraído locatários importantes como Bloomberg, Facebook e Louis Vuitton. Desenvolvida por Yuny Incorporadora/GTIS Partners e projetada por KPF, a Infinity Tower, que possui o certificado LEED Gold, já se apresenta na lista dos espaços de escritórios mais desejados e lucrativos da América do Sul, juntamente com outro projeto de KPF, a Ventura Towers, no Rio de Janeiro.

© Leonardo Finotti

O director de gerenciamento da KPF, Lloyd Sigal, acrescenta, “Uma coisa é projetar um grande edifício. Outra coisa é construí-lo. Nosso cliente compreendeu que qualidade na execução era vital para o sucesso do edifício e para definir um novo padrão de excelência no mercado brasileiro.”

Em colaboração com Aflalo & Gasperini, construtoras brasileiras e uma equipe de consultoria experiente, a KPF adotou um rigoroso processo de administração de projeto e construção, combinando inovação com controle de qualidade, para garantir que o projeto fosse completamente resolvido.

© Leonardo Finotti

Infinity Tower é o mais recente dentre uma série de edifícios bem sucedidos projetados pela KPF que elevaram o nível em seus respectivos mercados, incluindo, mais recentemente, o International Commerce Centre e o Hysan Place em Hong Kong, a Heron Tower em Londres e a Tour FIRST em Paris.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:KPF
  • Ano: 2012
  • Endereço: Faria Lima São Paulo Brasil
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Faria Lima, São Paulo, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: KPF
  2. Colaboradores: Aflalo & Gasperini

 

  1. Texto cortesia dos autores

Sobre este escritório
Escritório

Material

Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Infinity Tower / KPF e Aflalo & Gasperini Arquitetos" 08 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73554/infinity-tower-kpf-e-aflalo-e-gasperini-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.