Edifícios de Software e Biotecnologia / Coll-Barreu Arquitectos

O Parque Tecnológico é um centro de indústrias de alta tecnologia que fez 25 anos em 2010. Para diretrizes da última fase de crescimento industrial decidiu-se construir dois novos edifícios para a pesquisa e produção, respectivamente, de computação e biotecnologia. Ambos devem trabalhar em total independência, embora o plano fosse considerado um só.

© Aleix Bagué

O modelo apresentado ao concurso propunha – com ébano, cedro e erva-cidreira – duas inserções macias, sem arestas, de geometria que não são círculos ou elipses, ou ovais, cujo perímetro não deve ser cruzado, mesmo para o acesso.

Planta

Dois edifícios compactos com um envelope dúctil, como uma massa de grama ou uma haste da planta, que poderia ter existido antes da delimitação da estrada. A densidade e a fachada de planos escovados permitem ao olho do observador em movimento (o motorista na estrada, pedestres nas calçadas) percorrer os objetos.

© Aleix Bagué

A fachada é uma pele dupla ventilada que permite a respiração do edifício. Ela liga o interior e exterior e providencia energia, climática, higiene e espaço para realizar essa troca. O espaço entre as duas membranas oferece aos utilizadores um lugar de relação permanente com o exterior.

© Aleix Bagué

A fachada é na verdade um espaço vertical que acompanha a sua altura máxima e fornece a luz natural para ambos os lados da película externa. É uma fachada para voltada para. A sua luz é nebulosa, sem sombras. A luz é como um material contínuo e fraco.

© Aleix Bagué

Cada usuário ocupará o interior de acordo com as suas necessidades. Mas a construção da fachada permanecerá e com ela os elementos mais precisos e duradouros. O concreto é exposto com sua sinceridade mais ingênua e crua. Viseiras de vidro são fixadas com placas de aço inoxidável. O vidro externo, que recebe um desenho feito à mão, fornece uma vista muito boa para um lado e completamente aberto para o outro.

Fachadas / Cortes

Ficha técnica:

Equipe:

Arquitetos: Coll-Barreu Arquitectos – Juan Coll-Barreu & Daniel Gutiérrez Zarza

Informação Complementar:

  1. Estrutura: Mintegia y Bilbao
  2. Projetos mecânicos e elétricos: Indotec

 

  1. Orçamento: 15,840,071.43 €
  2. Cliente: Parque Tecnológico S.A.
  3. Ano do Projeto: 2005-2006
  4. Ano de Construção: 2005-2009

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. "Edifícios de Software e Biotecnologia / Coll-Barreu Arquitectos" 02 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73538/edificios-de-software-e-biotecnologia-coll-barreu-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.