Cemitério e velatório / Schneider & Lengauer

Situado no centro do vilarejo, o cemitério de Hopfgarten em Defereggen não é apenas um local para o luto e despedida, mas também um ponto de encontro diário. Para a expansão da área e a construção de uma sala de velório, a prefeitura realizou uma análise sobre as duas situações. A morte e a mortalidade deveriam preencher um espaço simbólico na comunidade, que poderia, ao mesmo tempo, proporcionar uma estrutura “digna e íntima” para os rituais de despedida, de acordo com a demanda dos usuários.

© Kurt Hoerbst

Além disso, a prefeitura demandou uma integração harmoniosa entre a sala de velório e o cemitério existente, o que foi organizado em torno da igreja de estilo barroco tardio. Uma parede massiva de pedra natural separa o cemitério da rua, enquanto uma arcada coberta, com a capela dos anos 1930, fecha o terreno ao norte.

© Kurt Hoerbst

A rampa, envolvida pelas paredes de pedra, leva à nova sala de velório no pátio pavimentado da igreja. Entra-se no interior do velório através de um portão marcante. As paredes, com lariços de madeira, definem o ambiente e os bancos que acompanham suas laterais se referem à tradição do “salão” camponês como um espaço de reunião familiar.

© Kurt Hoerbst

O vidro no topo das quatro paredes permite a entrada de luz natural abundante que flui pelo espaço. A paisagem das montanhas, florestas e do céu procura confortar os desolados. Os raios solares da manhã entram no ambiente através das aberturas das janelas no lado leste. Nos meses frios do inverno, a iluminação interna artificial localizada no interior de painéis de madeira proporciona luminosidade, referenciando-se, ao mesmo tempo, à forma de um farol.

Planta 01

A sala de velório é construída com concreto armado juntamente com uma fachada de alvenaria de pedra. Presas por meio das reentrâncias das paredes, as vigas de madeira suportam os cumes e a estrutura interna de madeira. O revestimento de bloco envolve a estrutura da cobertura enquanto a cobertura tradicional de alpino forma uma pele sobre ela.

Corte

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Schneider & Lengauer
  • Ano: 2011
  • Endereço: Hopfgarten em Defereggen East Tyrol Áustria
  • Tipo de projeto: Religioso
  • Operação projetual:Ampliação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Pedra e Madeira
  • Estrutura: Pedra e Concreto
  • Localização: Hopfgarten em Defereggen, East Tyrol, Áustria
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Cemitério e velatório / Schneider & Lengauer" 02 Out 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-73523/cemiterio-e-velatorio-schneider-e-lengauer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.