Aeroporto Internacional de Nacala / Fernandes Arquitetos Associados

A cidade de Nacala fica em Moçambique (África) e tem sua principal fonte de desenvolvimento no porto. O crescimento das atividades portuárias e a localização da cidade em uma importante rota aérea determinaram a necessidade da construção do aeroporto internacional. Até então, o aeroporto mais próximo estava a duas horas de distância de Nacala.

Vista Noturna da Implantação dos Aviões

A edificação proposta é basicamente térrea, onde se desenvolve o programa funcional que atende a operação e os passageiros, como a área de check-in e as salas de embarque e desembarque, que ficam nas asas norte e sul.

Vista Geral 2

Todo o fluxo de passageiros acontece sempre do centro para as pontas (as ‘asas’), tanto na entrada quanto na saída. A conexão entre as duas asas é feita pelo saguão central, composto ainda pelo mezanino. Ambos são abrigados por uma grande cobertura que conecta os diferentes volumes.

Vista interna do saguão

No mezanino estão localizadas as áreas comerciais e os serviços de alimentação, administração e operação, além da principal área de espera e convívio do aeroporto. Com vista tanto para o lado “ar” quanto para o lado “terra”, é possível ter uma visão total das áreas internas e externas do aeroporto, funcionando como um mirante.

Mezanino

O projeto tem como objetivo o melhor aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, diminuindo o consumo de energia associada ao uso de iluminação artificial e sistemas de ventilação mecânica. Terá captações de águas e tratamento dos efluentes para a irrigação das áreas verdes.

Corte Longitudinal

Além do Terminal de Passageiros, o complexo Aeroportuário será composto por um Terminal de Carga, a Torre de Controle, os edifícios de Manutenção e Equipamentos de Pista e o Edifício do Corpo de Bombeiros. Será um marco para a cidade e para o país, não só pelo valor estratégico, mas também pelo seu papel transformador e renovador, num país em desenvolvimento e onde praticamente não existem muitas edificações de porte sendo construídas.

Vista Geral 1

 

 

Text Message Html

Cita: Joanna Helm. "Aeroporto Internacional de Nacala / Fernandes Arquitetos Associados" 27 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-72629/aeroporto-internacional-de-nacala-fernandes-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.