Casa Palmyra / Studio Mumbai Architects

© Helene Binet

Esta casa de madeira de dois andares, construída como casa de fim de semana, está localizada à sombra de um vasto coqueiral em frente ao mar perto da aldeia de pescadores de Nandgaon, ao sul de Mumbai..

Implantação

O programa da casa é dividido em dois volumes retangulares independentes, cujas fachadas são predominantemente caracterizadas por persianas feitas dos troncos das palmeiras  da área de Palmyra.

© Helene Binet

A estrutura é feita de madeira e se utilizou basalto local para as paredes perimetrais e a pavimentação. Os acabamentos de gesso foram pigmentados com areia do terreno.

© Helene Binet

O desenvolvimento do projeto e dos  detalhes é resultado da parceria entre arquitetos e artesãos locais, e obrigou a equipe a  testar várias técnicas, vernaculares e adotadas em outras culturas, e aplicá-las da forma mais adequada  à construção.

© Helene Binet

O projeto está perfeitamente adaptado ao seu entorno: as persianas nas fachadas permitem a  refrigeração passiva, assim como  a grande sombra projetada dos coqueiros sobre a  casa. A água da casa é extraída a partir de três poços existentes no terreno sendo  filtrada e armazenada na parte superior da casa, onde existe uma torre que permite prover o sistema através da gravidade.

© Helene Binet

O resultado dessas medidas é a total integração do projeto à paisagem.

© Helene Binet
 
 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Studio Mumbai Architects
  • Ano: 2007
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Madeira e Otro
  • Estrutura: Madeira e Pedra
  • Localização: Nandgaon, Maharashtra,, Índia
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autor
  2. Bijoy Jain
  3. Equipe
  4. Jeevaram Suta
  5. Roy Katz
  6. Mangesh Mhatre
  7. Samuel Barclay

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa Palmyra / Studio Mumbai Architects" 30 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-7249/casa-palmyra-studio-mumbai-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.