Dança Portátil / Fernanda Poblete Martínez

© Leonardo Basoalto Barahona

A estrutura é criada a partir de projeto da Escola de Arquitetura da Universidade de Talca, que procura difundir a dança na cidade, criando um espaço físico para tal.

Diagrama

Para que qualquer pessoa de qualquer ponto da cidade possa ver o que significa a dança, é necessário transportar o espaço de prática e preparação dos bailarinos para estes pontos. Ou seja, com uma estrutura fácil de transportar, armar e modificar pode-se criar um lugar habitável e percorrível tanto pelos os bailarinos quanto pelos os espectadores. Uma estrutura que seja um meio que permite ver a preparação de uma obra de dança e também a obra final.

© Leonardo Basoalto Barahona

A Dança de divide em dois processos: Preparação (prática + processo criativo) e Apresentação (obra final). Dança Portátil tem como estratégia trabalhar com a Preparação, ou seja, ver as pessoas praticando (aprendendo) a dança em qualquer ponto da cidade, e em uma estrutura itinerante transforma-se esse processe em uma Apresentação final.

© Leonardo Basoalto Barahona

Como o projeto sempre foi pensado a partir do empirismo, o material utilizado deveria contar com algumas características essenciais para sua manipulação: simples, leve e acessível. O material que melhor se encaixava nessas características era, sem dúvida, o PVC hidráulico. Através de muitas tentativas mal sucedidas apareceram soluções a partir das necessidades da estrutura. Para a portabilidade e fácil montagem propõe-se um tubo flexível unido por elásticos no seu interior, e para as diferentes formas de junções que a estrutura poderia necessitar, utiliza-se um cubo modular de madeira perfurado e entalhado onde podem-se encaixar os tubos de forma contínua ou angular.

© Eduardo Corvalán Muñoz

O progresso que foi a mudança da estrutura permitiu a criação de um sistema universal, não se trata de uma estrutura cuja finalidade é apenas para combater o elitismo na dança, mas também se trata de um suporte para infinitas atividades. O conceito que melhor descreve o projeto é o LEGO. Com os brinquedos de lego, podem-se criar múltiplas formas a partir de um módulo que, modificando-se os tamanhos ou adicionando-se componentes, chega-se a muitas opções de formas. Pode-se construir espaços para oficinas de dança, assim como coberturas para eventos temporários, estandes para artesanatos, salas de exposições, salões de eventos, mesas, cadeiras, vasos, luminárias, caixas, cortinas… infinitas são as idéias que podem ser realizadas simplesmente com tubos de PVC e cubos de madeira entalhados.

No dia 11 de agosto, na cidade de Talca, foi realizado o evento no espaço público; armou-se a estrutura em um terreno de solo plano com uma cobertura branca de aço em balanço. A estrutura proposta para esse terreno foi uma passagem composta por três seções, com iluminação e acompanhada de música. Os bailarinos apareceram pelo centro da praça, reconhecendo o espaço ser utilizado, eles percorreram a estrutura e deu-se início a uma improvisada aula de aquecimento. Os transeuntes se detinham a observar a aula-improvisação, e a situação formada pela estrutura + aula + público se transforma na obra final.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Fernanda Poblete Martínez
  • Ano: 2012
  • Área construída: 8 m²
  • Endereço: Plaza Cienfuegos Talca Chile
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Operação projetual:Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Aço
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteta: Fernanda Poblete Martínez
  2. Arquiteto Encarregado: Rigoberto Raffo Koscina
  3. Fotografias: Leonardo Basoalto Barahona, David Guerrero Valenzuela, Eduardo Corvalán Muñoz
  4. Patrocinador: Vinilit S.A.

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenelle. "Dança Portátil / Fernanda Poblete Martínez" 23 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-72135/danca-portatil-fernanda-poblete-martinez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.