Galeria Roca Barcelona / OAB

© Alejo Bagué

O desenvolvimento deste projeto foi de interesse especial para o escritório. Segundo eles: “Desenvolver um projeto para um cliente como a Roca é um grande desafio. Uma gama de possibilidades abre-se ao trabalhar com uma empresa com preocupações sobre uma imagem atual que atende às demandas contemporâneas.

© Alejo Bagué

Estamos conscientes de que propor para a sede / centro social / showroom para uma empresa é mais do que apenas a criação de um edifício. Representa e projeta uma imagem através da arquitetura, que deve expressar a imagem da corporação na memória coletiva.”

© Alejo Bagué

Outro desafio é criar um projeto emblemático para a empresa em Barcelona, cidade global, epicentro de eventos, onde há muitas diferentes visões e ideias, o que a torna uma cidade estratégica para o desenvolvimento das melhores empresas.

© Alejo Bagué

O estudo tipológico de um edifício do tipo é baseado na sua singularidade ou caráter, sendo que a fachada é de grande importância, uma vez que é a primeira impressão. Mesmo com o principal material da fachada sendo vidro, ele não funciona como uma grande vitrine.

© Alejo Bagué

O vidro trabalha de diferentes maneiras, sendo que o nível de transparência muda em determinados momentos, revelando um pouco do interior. Dessa forma o edifício torna-se uma peça única, durante o dia ou a noite, uma vez que funciona como uma peça que atrai transeuntes devido ao efeito sedutor do véu durante o dia, e à noite torna-se um farol.

© Alejo Bagué

A logomarca é apresentada discretamente na fachada, reduzindo seu tamanho em relação ao resto da mesma, utilizando transparências e sombreamentos e não sendo demasiado evidente. Em todos os casos, a imagem do objeto arquitetônico predomina sobre a imagem do produto em si e o edifício incorpora a imagem corporativa da marca na memória coletiva.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:OAB
  • Ano: 2009
  • Área construída: 2450 m²
  • Tipo de projeto: Empresarial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Barcelona, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: OAB
  2. Equipe de Projeto: Borja Ferrater, Lucia Ferrater, Carlos Ferrater
  3. Estruturas: Jordi Bernuz
  4. Fachada: Talleres INOX – Cricursa
  5. Cliente: Roca Sanitario S.A.

Sobre este escritório
Escritório
Cita: Eduardo Souza. "Galeria Roca Barcelona / OAB" 23 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-72053/galeria-roca-barcelona-oab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.