Bienal de Veneza 2012: "i-city" / Pavilhão da Rússia

 

O pavilhão russo conta com curadoria de Sergei Tchoban. A exposição, desenvolvida pro SPEECH Techoban / Kuznetsov (Sergei Ychoban, Sergey Kuznetsov, Marina kuznetskaya, Agniya Sterligova), apresenta o Strolkovo Innovation Center, um novo empreendimento que busca concentrar o capital intelectual em torno de cinco conglomerados (IT, Biomed, Energy, Space, Nuclear Tech), com projetos de escritórios como David Chipperfield, SANAA, OMA, Herzog & de Meuron, Stefano Boeri, SPEECH, Valode & Pistre architectes e Mohsen Mostafavi, entre outros.

© Nico Saieh

O projeto é apresentado na exposição com diversas informações, ainda que invisíveis dentro do espaço do pavilhão. Uma série de QR Codes envolve o interior dos ambientes do pavilhão russo, no entanto, o que se sente ao entrar no edifício é a luz e seu espaço. Na entrada, depara-se com um tablet por meio do qual se obtém informações digitais sobre Strolkovo.

© Patricia Parinejad

No nível inferior, o ambiente escuro exibe por entre diversos orifícios imagens das cidades científicas soviéticas, um legado do passado que serve de pano de fundo para o projeto Strolkovo.

© Patricia Parinejad

O que apreciamos deste pavilhão é o fato de que a tecnologia é usada como uma mídia e o que prevalece é luz e espaço, uma atmosfera particular que envolve o visitante com informações.

© Patricia Parinejad

Este pavilhão foi premiado com uma menção espacial na Bienal – “the’ i-city possui uma abordagem dialética do passado, presente e futuro da Rússia, transformando os visitantes em “espiões” digitais. O júri foi levado por este misterioso tour e seduzido por sua apresentação visual.”

© Patricia Parinejad

Tivemos a oportunidade de entrevistar Sergei Tchoban e Sergey Kuznetsov, postaremos o vídeo em breve. Em seguida, confira mais fotos tiradas pela fotógrafa de arquitetura Patricia Parinejad (será apresentada em nossa série Fotografia e Arquitetura ) e por Nico Saieh.

© Patricia Parinejad
© Nico Saieh
© Nico Saieh

 

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: "i-city" / Pavilhão da Rússia" 27 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-71893/bienal-de-veneza-2012-i-city-pavilhao-da-russia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.