Biblioteca e Centro de Mídias da Universidade de Jiaxing / LYCS Architecture

 

A proposta vencedora do concurso para a Biblioteca e Centro de Mídias da Universidade Jiaxing, projetado pelo LYCS Architecture, procura quebrar convenções antiquadas de design através da negociação de um projeto arquitetônico contemporâneo com o tradicional campus chinês. Cercado por ricas madeiras e calmas águas, a biblioteca de 42 mil m2 trabalha com jogos hierárquicos– a hierarquia de múltiplos espaços que se tornam gradualmente mais privados; a hierarquia do ritmo de experiência espacial; e a hierarquia entre introversão e extroversão. Acompanhe o memorial dos arquitetos abaixo.

Implantação

Na divisão entre campus e o pátio principal, a biblioteca encoraja as atividades públicas no pátio e no teto-jardim, limitando interrupções visuais excessivas nos três lobbys. Ao invés de utilizar uma circulação tradicional de escadas, uma leve rampa envolve o núcleo e cria uma experiência mais suave que responde a uma arquitetura de informação orientada. Cortando os cantos do plano triangular permite-se um melhor aproveitamento da luz do dia.

Cortesia de LYCS Architecture

A fachada, revestida por uma pele dupla, levanta-se do solo com uma curvatura suave, criando uma experiência de forma como a de um teatro: com um avanço em direção ao centro, a fachada curva alcança uma altura de 35 metros, expandindo-se em três tetos-jardins que convergem para o centro geométrico do plano. Uma forma cristalina flutuante é alcançada pela justaposição da brilhante reflexão da fachada de alumínio e vidro e as curvas suaves do lago.

Cortesia de LYCS Architecture

Os primeiros dois pavimentos do edifício recebem um museu, um arquivo, e o centro de comunicação, com a biblioteca abaixo. As vistas no perímetro abrem-se à paisagem ao redor, ao mesmo tempo em que o desenho da rampa cria diferentes pontos de vista, tecendo uma multiplicidade de experiências entre espaços verdes, espaços de leitura e áreas comuns.

Cortesia de LYCS Architecture

Ficha técnica:

  • Arquitetos:LYCS Architecture
  • Ano: 2012
  • Área construída: 42000 m²
  • Tipo de projeto: Educacional
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Jiaxing , China
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: LYCS Architecture
  2. Arquitetos Responsáveis da execução: Architectural Planning Design & Research Institute of Zhejiang University of Technology
  3. Chefe de projeto: Ruan Hao, Devin Jernigan, ZhanYuan
  4. Equipe de projeto: Vedrana Puhalo, Jin Shanliang, Max Peterschmidt, Li Yan, Chen Rong

 

  1. Período de projeto: 2012-2014

Text Message Html

Cita: Marina de Holanda. "Biblioteca e Centro de Mídias da Universidade de Jiaxing / LYCS Architecture" 20 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-71775/biblioteca-e-centro-de-midias-da-universidade-de-jiaxing-lycs-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.