Tourner autour du Ried / StAndré-Lang Architectes

Projeto vencedor do concurso Archi<20 e com um orçamento de 7000€, este protótipo de 20m² foi construído numa área de proteção natural na vila de Muttersholtz, no nordeste francês. O pavilhão – projetado seguindo uma forma generativa simples, um círculo – permite a percepção de todo o entorno da paisagem.

Cortesia de StAndré-Lang Architectes

Caracterizada pela presença de um eixo de luz no meio, seu interior, consequentemente, foi desenhado de acordo com a posição do Sol e seu ciclo de leste-oeste diário. O mobiliário, composto de apenas um bloco, se estende em torno de toda a casa, integra as necessidades das diversas atividades diárias. Para o Norte – lado da entrada – o volume é mais baixo, conformando o espaço noturno, que leva a um de trabalho na parte oriental do edifício e para um mais generoso na parte sul, que se abre para o céu. Na fachada, o ritmo das aberturas depende da posição do Sol, bem como o desenho está intimamente ligado a todos os elementos naturais.

Cortesia de StAndré-Lang Architectes

A fachada opera como a partição entre o interior e o exterior, torna-se funcional e assume uma nova dimensão, inspirada nos secadores de milho nas planícies da Alsácia, permite o armazenamento das espigas para a secagem. Mudando junto com as estações do ano, a fachada confunde a leitura imediata do objeto, quase omitindo o pavilhão em si.

Cortesia de StAndré-Lang Architectes

O pátio central, no coração da área de estar, reflete o desejo de deixar a natureza entrar na casa. Com espécies locais plantadas, este edifício torna-se uma metáfora para a paisagem natural do Ried na Alsácia: desta forma, o espaço encontra-se no ponto de encontro entre a natureza intocada e cultivo controlado, tornando-se o símbolo de um equilíbrio e encontrando a base para o desenvolvimento sustentável.

Corte

Ficha técnica:

  • Arquitetos:StAndré-Lang Architectes
  • Ano: 2012
  • Área construída: 20 m²
  • Operação projetual:Construção
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Otro
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Muttersholtz, França
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

Equipe de Projeto: Bastien Saint-André, Maxime Lang

 

Localização: Muttersholtz, França
Ano de Projeto:
2012
Área do Projeto:
20 m²

Fotografias: Cortesia de StAndré-Lang Architectes

Sobre este escritório
Cita: Gica Fernandes. "Tourner autour du Ried / StAndré-Lang Architectes" 19 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-71354/tourner-autour-du-ried-standre-lang-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.