Galeria Miguel Rio Branco – Inhotim / Arquitetos Associados

LUGAR

A Galeria Miguel Rio Branco está implantada em um terreno localizado em uma confluência de duas vias, com acentuada declividade inicial e um platô elevado na parte posterior. A área disponível para implantação do edifício é delimitada por duas massas arbóreas significativas que conformam uma clareira na qual se ergue a massa edificada principal do edifício.

© Leonardo Finotti

PROGRAMA

O novo edifício se organiza em três níveis, sendo o acesso pelo nível intermediário, que abriga uma praça coberta e espaços de apoio – sanitários e lanchonete. Deste nível, escadas e elevador dão acesso a um espaço expositivo no pavimento inferior conformado por uma sala quadrada de 11,7 por11,7 metros e altura de6,5 metros. Esta sala integra-se visualmente com o nível de chegada através de um plano transparente que permite visadas elevadas em relação ao plano expositivo.

Planta Nível 97.750

Também do nível de chegada se acede ao pavimento superior, abrigado em um bloco fechado, com amplo espaço expositivo flexível, com capacidade de acomodação de grande variedade de conformações de salas. Enquanto a sala inferior possibilita uma interação visual com o pavimento de chegada e com a paisagem através da transparência de seu trecho superior, as salas superiores definem uma ambiência introspectiva, com fechamento total para o exterior e uso de iluminação zenital, com luz natural indireta em 3 dos quatro lados do grande salão.

© Leonardo Finotti

No acesso a esse andar, a escada é também iluminada naturalmente de maneira a reforçar sua presença e a ampliar a convite à visitação deste pavimento.Completam o conjunto área para carga e descarga com acesso ao pavimento superior, central de utilidades com subestação e reservatório para água de consumo, reservatório para prevenção e combate a incêndio, casa de bombas e depósito de material de limpeza.

FORMA E CONSTRUÇÃO

© Leonardo Finotti

Em resposta à imagem proposta pelo artista, a maior massa construída do edifício se assenta sobre a paisagem como uma pedra esculpida pousada sobre o lugar. Para isso, apenas o volume superior se conforma como volume aparente, e a sala inferior e o pavimento de chegada se definem a partir da intervenção na topografia. Para isso, um volume de aterro existente no terreno foi redesenhado, de maneira a construir uma nova topografia que constitui um dos apoios do volume principal. Enquanto a sala inferior se localiza semi-enterrada, a praça de chegada se conforma como um vazio, intervalo entre chão e construção.

© Leonardo Finotti
A fim de reforçar o caráter mineral do bloco principal, pretendido pelo artista que dá nome à galeria, sua construção utiliza estrutura metálica com vedaçãoem aço Usisaccom acabamento patinado natural. A pátina favorece sutis variações de cor e textura das superfícies, acentuadas pela ação do tempo e das intempéries.
© Leonardo Finotti

Para reforçar tal característica, o projeto procurou reduzir ao mínimo a presença de atributos arquitetônicos tradicionais, tais como portas, janelas, paredes, telhados, tratando a volumetria com intencional abstração e aplicando sobre o volume principal uma sutil deformação através de inclinações variadas dos planos de vedação.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Arquitetos Associados
  • Ano: 2008
  • Área construída: 1540 m²
  • Tipo de projeto: Cultural
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal
  • Estrutura: Aço e Metal
  • Localização: Brumadinho, MG , Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe
  2. Alexandre Brasil
  3. André Prado
  4. Bruno Santa Cecília
  5. Carlos Alberto Maciel
  6. Paula Zasnicoff
  7. Colaboração
  8. Manoela Campolina

Informação Complementar:

  1. Projeto de Cálculo Estrutural
  2. Marcello Cláudio Teixeira
  3. Sigefredo Fiúza Saldanha
  4. Projeto de Instalações
  5. Projeta
  6. Consultoria Acústica
  7. Marco Antônio Vecci
  8. Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio
  9. Projeta
  10. Projeto Luminotécnico
  11. Ceilux
  12. Projeto de Ar Condicionado
  13. Tuma
  14. Consultoria de esquadrias
  15. BM Consultoria
  16. Construção
  17. Felipe Salim
  1. Premiações: 10º Prêmio Jovens Arquitetos 2011 IAB-SP - 2º Lugar - Categoria Arquitetura - Obra Construída

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Galeria Miguel Rio Branco – Inhotim / Arquitetos Associados" 15 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-7103/galeria-miguel-rio-branco-inhotim-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.