Restaurante "Pescados Capitales" / GonzalezMoix

O arquiteto Óscar Gonzáles Moix enfrentou o desafio de criar a imagem para o novo restaurante Pescados Capitales, localizado no distrito de San Borja, ao sul de Lima. “Podíamos pecar, mas sem perder o calor (o aconchego) que caracteriza o local original”, aponta o arquiteto.

© Juan Solano Ojasi

O terreno se encontra limitado por empenas vizinhas muito altas, assim o espaço deveria estar contido com altos muros de concreto. Para isso, usaram-se como referência os muros do templo de Ollantaytambo, povoado inca localizado ao sul do Perú, que representa um típico exemplo do excelente planejamento urbano dos incas.

© Juan Solano Ojasi

Uma trama de grandes vigas de concreto entre estes muros compõem um espaço bucólico no primeiro nível, onde se localiza o primeiro salão, em cima do qual se apoia sutilmente uma caixa envidraçada recoberta com uma pele de aço corten que contém o segundo salão.

© Juan Solano Ojasi

Já na entrada a partir da rua se percebe uma sensação distinta ao percorrer o acesso, atravessado por estas grandes vigas em diagonal, que nos dirigem a um pátio de espera que possui uma qualidade particular. A escolha de materiais nobres e contemporâneos gera um espaço e um ambiente muito acolhedor, fluido, criando sensações agradáveis para os “pecadores”.

Corte

Ao fundo do lote se localiza toda a zona de serviços, cozinha, banheiros, escritórios, câmaras frigoríficas e despensa, culminando no último nível com a pequena escola de rapazes.

Plantas

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto encarregado: Óscar González Moix
  2. Equipe de desenho: Ernesto Bartra, Anabeli Olaechea, Esteban Pusarelli, Beatriz Rodriguez

 

  1. Construtora: SOLIDA S.A. (Eng. Ciro Contreras – Arq. Benjamin Zambrano)

Sobre este escritório
Cita: Romullo Baratto Fontenellle. "Restaurante "Pescados Capitales" / GonzalezMoix" 20 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70857/restaurante-pescados-capitales-gonzalezmoix> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.