Arq. Futuro: A metrópole na encruzilhada: o futuro de caos ou ordem das megacidades em crescimento / São Paulo - SP

 

O Arq.Futuro traz ao país grandes nomes do cenário arquitetônico mundial para compartilhar suas experiências e opiniões e analisar os papéis da arquitetura contemporânea, em suas abordagens artística, social e ambiental. Os critérios estéticos que movem cada arquiteto, a educação dos cidadãos sobre o assunto e as soluções urbanísticas para as cidades de hoje são alguns dos temas que são debatidos nos encontros.

Essa edição do Arq. Futuro acontece no Auditório do Parque do Ibirapuera em São Paulo nos dias 24 e 25 de Setembro de 2012, confira a programação completa abaixo:

 

Dia 24 de setembro – Segunda-feira

Tecnologia e o futuro das cidades

14h às 15h - Carlo Ratti (Palestra)

15h30 às 16h30 - Thaddeus Pawlowski (Palestra)

16h30 às 17h30 - Conversa entre Carlo Ratti e Thaddeus Pawlowski com mediação Philip Yang.

Perguntas e respostas.

 

Dia 25 de setembro – Terça-feira

Espaços públicos e centros de cultura e lazer

9h às 10h - Tod Williams e Billie Tsien (Palestra)

10h30 às 11h30 Angelo Bucci (Palestra)

11h30 às 12h30 Conversa entre Tod Williams e Billie Tsien e Angelo Bucci - mediação Karen Stein.

Perguntas e respostas

Habitação social e projetos imobiliários

14h às 15h - Alejandro Aravena (Palestra)

15h30 às 16h30 - Isay Weinfeld (Palestra)

16h30 às 17h30 - Conversa entre Alejandro Aravena, Isay Weinfeld, Otávio Zarvos, Fernando de Mello Franco e André Corrêa do Lago. Perguntas e respostas.

 

Palestrantes

TOD WILLIAMS E BILLIE TSIEN
Fundado em 1986, o escritório de Tod Williams e Billie Tsien, situado em Nova York, foi várias vezes premiado pelo Instituto Americano de Arquitetos. Entre seus projetos estão o American Folk Art Museum, o Instituto de Neurociências de La Jolla, Califórnia, o Feinberg Residence Hall, o dormitório da Universidade de Princeton e a recém-finalizada Barnes Foundation, na Filadélfia. Os dois arquitetos são membros da Academia Americana de Artes e Ciências.

São Paulo - SP (3)" src="https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/09/1347564414_williams_tsien.jpg" alt="" width="192" height="239">
Tod Williams e Billie Tsien

ANGELO BUCCI
Formado pela FAU-USP, Angelo Bucci atuou como professor convidado de universidades como Harvard e Veneza. Entre suas obras destaca-se o projeto da midiateca da PUC-RJ, pelo qual recebeu o prêmio Internacional Holcim Awards, da Holcim Foundation.

Angelo Bucci

CARLO RATTI
Carlo Ratti é arquiteto, engenheiro civil e professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), onde dirige o Senseable City Laboratory, centro de estudos
do ambiente urbano – desde os planos de rua até sistemas de encanamento e de descarte de lixo – por meio de sensores e aparelhos portáteis.

Carlo Ratti

THADDEUS PAWLOWSKI
Thaddeus Pawlowski é formado em arquitetura e design urbano pela Universidade da Pensilvânia e atualmente trabalha como urbanista no Departamento de Planejamento da Cidade de Nova York, onde é responsável por projetos de infraestrutura de larga escala, como a reurbanização da Penn Station e da área de Yards Hudson. Foi um dos criadores da competição de design “What If NYC…”, voltada para a criação de habitações urbanas pós-desastres.

Thaddeus Pawlowski

ALEJANDRO ARAVENA
Formado pela Universidade Católica do Chile, onde atualmente leciona, Alejandro Aravena foi professor-visitante em Harvard. Recebeu o leão de prata na Bienal de Arquitetura de Veneza (2008), entre outros prêmios. É parte do júri do prêmio Pritzker.

Alejandro Aravena

ISAY WEINFELD
Formado pela Universidade Mackenzie, onde lecionou, Isay Weinfeld é autor de projetos comerciais, residenciais e públicos pelos quais foi várias vezes premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Recebeu, ainda, o prêmio Rino Levi (2000), o Grande Prêmio da VI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2005) e o Mipim AR Future Projects Awards (2009 e 2012), entre outros.

Isay Weinfeld

OTÁVIO ZARVOS
Formado em administração de empresas, Otávio Zarvos é diretor da idea!Zarvos, incorporadora situada em São Paulo que vem se destacando pela qualidade de seus projetos arquitetônicos e com a preocupação por questões urbanísticas.

Otávio Zarvos

Mediadores

FERNANDO DE MELLO FRANCO
Arquiteto formado pela FAU-USP, Fernando de Mello Franco foi professor-visitante em Harvard em 2009. É membro do Conselho de Curadores da 5ª Bienal Internacional de Arquitetura de Roterdã (2012), curador do Instituto Urbem e sócio do escritório MMBB, sediado em São Paulo.

São Paulo - SP (9)" src="https://images.adsttc.com/adbr001cdn.archdaily.net/wp-content/uploads/2012/09/1347564404_franco.jpg" alt="" width="192" height="239">
Fernando de Mello Franco

PHILIP YANG
Fundador do Instituto URBEM, é empresário do setor de petróleo, gás, mineração e energia. Mestre em administração pública pela Harvard Kennedy School, serviu como diplomata brasileiro em Genebra, Pequim e Washington.

Philip Yang

KAREN STEIN
Escritora e consultora de arquitetura, Karen Stein foi editora-chefe da Phaidon Press, editora especializada em livros de arte. Formada em arquitetura pela Universidade de Princeton, é membro da Architectural League e copresidente do Círculo de Arquitetura e Design do Museu de Arte Moderna, ambos em Nova York. Atualmente é membro do júri do Pritzker Prize.

Karen Stein

ANDRÉ CORRÊA DO LAGO
Diplomata, economista e crítico de arquitetura, André Corrêa do Lago é diretor do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Ministério das Relações Exteriores e negociador-chefe do Brasil para mudança do clima e para a RIO+20.

André Corrêa do Lago

ONDE:

Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N – Moema
Parque do Ibirapuera – Acesso pelo portão 3
TEL: (11) 3629-1075
www.auditorioibirapuera.com.br

INGRESSOS:

Através da Tickets for Fun ou na bilheteria do Auditório Ibirapuera, de acordo com os horários abaixo:

Não abre às segundas-feiras.
Terça a Quinta: das 11h às 18h
Sexta: das 11h às 22h
Sábado: das 9h às 22h
Domingo: das 9h às 20h
Telefone: +55 (11) 3629-1075
info@auditorioibirapuera.com.br

Valor dos ingressos:
Inteira – R$ 20,00
Meia-entrada – R$ 10,00

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arq. Futuro: A metrópole na encruzilhada: o futuro de caos ou ordem das megacidades em crescimento / São Paulo - SP" 13 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70787/arq-futuro-a-metropole-na-encruzilhada-o-futuro-de-caos-ou-ordem-das-megacidades-em-crescimento-sao-paulo-sp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.