Centro Paroquial Kirschlag / Schneider & Lengauer

O recém construído centro paroquial Kirchslag tenta atender às necessidades de uma paróquia controlada pela comunidade, mas sem um pastor local.

© Paul Ott

O centro paroquial, que consiste em duas estruturas cúbicas, fecha-se em um ângulo reto com a igreja paroquial e demarca um espaço, que se abre a um espaço verde, onde grupos que enriquecem a comunidade encontram-se. O eixo principal e grandes janelas permitem iluminação natural e indicam abertura e transparência. Através de cômodos flexíveis e um palco removível, o centro pode receber eventos de muitos tipos e tamanhos.

© Paul Ott

O conceito, desenvolvido em conjunto com o diretor do Conselho Teológico e Paroquial, Ferdinand Kaineder, é a interface entre o santuário da igreja e o centro paroquial. Esta solução construtiva merece uma atenção especial, com coloração de ouro, placas de latão polidas e a histórica bíblica de Emaús inscrita nas áreas de vidro no espaço transparente, que direcionam a luz para o necrotério localizado abaixo do centro. Apresenta-se como uma metáfora arquitetônica da ideia cristã de salvação que concede “um brilho dourado em horas escuras” sobre os enlutados.

© Paul Ott

Sobre o papel de “cliente”
No caso de uma organização ou comunidade sendo o cliente, os indivíduos mais relevantes (prefeitos, diretores, etc…) envolvem-se mais no processo de negociação, e muitas vezes, na tomada de decisões. Embora existam indivíduos assertivos na Comunidade Paroquial de Kirchschlag, a responsabilidade final de decisões importantes não pode ser delegada a uma única pessoa. Kirchschlag é uma freguesia sem um pastor e são os leigos que controlam a vida da comunidade e assumem as partes mais importantes das tarefas pastorais.

Planta 01

É uma comunidade vibrante, onde muitas pessoas trabalham voluntariamente nos campos. A arquitetura do novo centro leva este fator em conta, acomodando suas necessidades em particular, bem como a comunidade orientada por leigos e o trabalho pastoral em geral. Oferece espaço e infraestrutura flexível para os vários grupos e iniciativas, tais como o Grupo de Jovens de Freguesia, vários comitês do Conselho Pastoral Paroquial, o Grupo de Teatro e a biblioteca paroquial.

© Paul Ott

Durante a fase de construção, tornou-se aparente o quanto os indivíduos, “clientes”, identificaram-se com o “seu” centro paroquial. As reuniões de construção semanais eram sempre as 6:30 da manhã, para permitir que todos pudessem estar presentes. Após toda a dedicação, um total de 70 chaves foram distribuídas para os grupos que ajudaram.

© Paul Ott, pedra, França

“Em muitos lugares perguntaram-me: Por que precisamos de um novo centro paroquial se não temos um pastor? Digo que as 70 chaves respondem esta questão”, explica Ferdinand Kaineder, diretor do Conselho Pastoral Paroquial Kirchschlag.

Ficha técnica:

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Centro Paroquial Kirschlag / Schneider & Lengauer" 12 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70512/centro-paroquial-kirschlag-schneider-e-lengauer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.