Bienal de Veneza 2012: Exposição estoniana olha para o destino de Linnahall

 

A exposição da Estonia para a Bienal de Arquitetura de Veneza 2012 investiga a relação entre o tempo e o espaço através da pesquisa de como locais uma vez importantes foram abandonados e como estas tendências podem continuar tanto hoje como no futuro. A exposição faz uma pergunta como título: “Quanto tempo é a vida de um edifício?” A resposta é procurada com base no exemplo de Linnahall – um legado modernista no centro de Tallinn que apenas algumas décadas atrás era uma construção renomada e necessária, fechada até hoje. O que acontece com Linnahall pode ser comparado ao que está acontecendo com outros edifícios em um contexto geral – tendências similares estão se tornando proeminentes por todo o mundo em que uma série de obras arquitetônicas de menos de 50 anos está sem uso.

Aplicando diversos meios e pontos de vista, a exposição “Quanto tempo é a vida de um edifício?” se esforça para apresentar a natureza e o destino de Linnahall, deixando o observador com uma pergunta persistente de o que o futuro guarda para este edifício de desenho peculiar. A exposição inclui ainda um filme – um passeio pelo edifício, histórias de pessoas relacionada a Linnahall, um catálogo de fotografias e ensaios intrigantes, bem como milhares de cartões postais a serem distribuídos pela cidade de Veneza.

Tüüne-Kristin Vaikla é o curador da exposição da Estônia e os autores são: Urmo Vaikla, Tüüne-Kristin Vaikla, Ingel Vaikla, Maria Pukk, Ivar Lubjak e Veronika Valk; Ülar Mark, presidente do Centro de Arquitetura da Estônia é o superintendente.

O catálogo “Quanto tempo é a vida de um edifício?”  inclui ensaios de um espectro amplo de teóricos culturais, escritores, historiadores bem como arquitetos. O Ministro da Cultura da Estônia, Rein Lang, o curador Tüüne-Kristin Vaikla, o escritor Tõnu Õnnepalu, os historiadores de arte Triin Ojari, Harry Liivrande Andres Kurg, os arquitetos Veronika Valk e Ivar Lubjak, designer Maria Pukk são apenas alguns dos que contribuíram para o catálogo. A publicação também contém uma documentação selecionada de workshops e discussões realizadas antes da Bienal de Veneza.

A exposição da Estônia é levada a Veneza pelo Centro de Arquitetura da Estônia; apoiada por uma fundação cultural, pelo Ministro da Cultura, pela União de Arquitetos Estonianos e pela União de Designers de Interiores da Estônia e patrocinada por Viabizzuno/Silman Elekter, Hals Interiors, Wermstock e Martela/Intera.

 

via  Estonian Centre of Architecture

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Bienal de Veneza 2012: Exposição estoniana olha para o destino de Linnahall" 13 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70485/bienal-de-veneza-2012-exposicao-estoniana-olha-para-o-destino-de-linnahall> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.