Instalação de Arte: Hotel Gent / Tazu Rous

 

O artista japonês Tazu Rous (Tatzu Nishi, Niscino Tazro, Oozu Tatzu e Bashi Tatsurou) cria espaços com proporções não usuais utilizando objetos icônicos do espaço público. Ele transforma objetos de tamanhos grandes em elementos domésticos.

© Dirk Pauwels

Quando chegou a Europa em 1987, o chamou a atenção a excessiva e familiar – e por tanto quase desapercebida – presença de monumentos públicos e estátuas nas ruas. Ao anexa-los em inesperados espaços privados se podem experimentar de novo, “de outra maneira”.

© Dirk Pauwels

Neste caso anexou a torre da estação de Saint-Pieters em um quarto de hotel. Desta maneira eliminou totalmente a divisão entre o espaço público e privado, porque o enorme relógio que normalmente se eleva por cima das pessoas agora se faz palpável.

© Dirk Pauwels

Na intimidade da habitação Rous, o visitante encontra-se cara-a-cara com um monumento público que, no curso de sua rotina diária, sempre se observa a distância, quase inconscientemente e em uma fração de segundo.

© Dirk Pauwels

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Instalação de Arte: Hotel Gent / Tazu Rous" 13 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-70363/instalacao-de-arte-hotel-gent-tazu-rous> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.