Casa 10×10 / Nicolás del Rio, Max Núñez

O projeto está localizado em um subúrbio no sopé da cidade de Santiago a 880 metros acima do nível do mar. O local é um terreno de esquina de 1.500 m2 de com orientação e levemente inclinado ao noroeste.

® Erieta Attali

O número de metros construídos que foram pedidos como parte da atribuição cobria quase a metade da superfície do terreno. Consideramos que a implantação do projeto deveria usar a totalidade do lote como superfície útil. Não deveria gerar fundos, quintal ou espaços exteriores restantes.

Planta 01

Dentro desta grande residência, mas de programa relativamente convencional, buscou-se que as diferentes áreas do programa estivessem visualmente relacionadas umas as outras, de modo a encurtar a distância física e promover um maior atrito entre os seus habitantes.

Planta 02

Pelo contrário, no exterior, a casa deveria ter um aspecto mais severo, com vistas ou molduras mais controlados para evitar a o olhar dos vizinhos e o ruído das ruas próximas.

® Erieta Attali

A casa é pensada a partir de três elementos excepcionais: um pátio interior sombreado de 10x10m, uma ponte suspensa sobre o pátio e um hall de entrada de medidas palacianas onde estaria a escadaria principal.

® Erieta Attali

A escolha do concreto aparente, com detalhes idênticos para o interior e exterior da casa, daria ao projeto uma coerência que homogeneizaria a diversidade de volumes e espaços do projeto, acentuando os esforços estruturais e o contraste entre as faces opacas e as abertas.

® Erieta Attali

Todos os recintos da casa se organizam em torno do pátio central de 10 × 10. Em dois andares, os espaços comuns são definidos abaixo e os espaços privados acima.

® Erieta Attali

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Nicolás del Rio, Max Núñez
  • Ano: 2010
  • Área construída: 700 m²
  • Endereço: Las Condes Santiago Chile
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: Las Condes, Santiago, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Nicolás del Rio, Max Núñez
  2. Arquiteto Asociado: Felipe Camus

Informação Complementar:

  1. Calculista: Mauricio Ahumada
  2. Paisagista: Teodoro Fernández
  3. Iluminação: Douglas Leonard

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Casa 10×10 / Nicolás del Rio, Max Núñez" 10 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-69939/casa-10x10-nicolas-del-rio-max-nunez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.