A Casa do Ouro / Acanto Arquitectura

© Xavier Antunes

A ourivesaria remodelada situa-se na Rua de Santo António, importante eixo comercial do núcleo antigo de Guimarães. A imagem urbana da artéria é fortemente marcada pelas fachadas dos edifícios existentes,  que não só preservam uma grande integridade construtiva e arquitectónica, como estão, no geral, cuidadosamente mantidos. A ourivesaria ocupa o piso térreo de uma construção contemporânea pré-existente, com uma expressão arquitectónica bastante distinta da envolvente. A relativa dissonância deste edifício recente é reforçada pelos seus acabamentos exteriores, nomeadamente o granito aplicado em placagens e o reboco pintado.

© Xavier Antunes

A remodelação foi suscitada pela necessidade de adopção de novas concepções de exposição e de visualização do produto, bem como pelas crescentes exigências de segurança. Tendo em conta esta última razão, construiu-se uma nova montra com perfis metálicos, os quais, pela sua robustez, vão impedir eventuais acções intrusivas. A estrutura assim criada foi revestida com chapa de aço lacado a azul, no tom predominante em caixilhos e azulejos da envolvente próxima.

© Xavier Antunes

O interior foi remodelado em função das características dimensionais e espaciais da loja, com um comprimento exagerado em relação à exiguidade da largura e do pé-direito. Para além disso, e por razões de economia de meios, houve que manter os elementos estruturais pré-existentes, assim como as instalações e as tubagens de ar condicionado. Também o pavimento em madeira foi integralmente reaproveitado, após tratamento adequado.

© Xavier Antunes

Foram concebidos novos módulos de mobiliário, com critérios de exposição que privilegiaram a visibilidade, a segurança e a comodidade de uso. A intenção que presidiu à sua concepção foi a de atribuir ritmo e regularidade à experiência de fruição do espaço.

© Xavier Antunes

Para a execução dos escaparates e dos móveis foram utilizadas madeiras escuras, cujo toque e brilho, devidamente realçados pela iluminação artificial adoptada, contribuem para a criação de um ambiente de tranquilidade, recolhimento e sofisticação. No interior dos expositores, como na versão ampliada de uma caixa de jóias, apresenta-se o ouro sobre o azul.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Acanto Arquitectura
  • Ano: 2012
  • Endereço: Rua de Santo António Guimarães Portugal
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Localização: Rua de Santo António, Guimarães, Portugal
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Projectista: Acanto – Arquitectos e Engenheiros, Lda.
  2. Construtor: Cantinhos, Sociedade de Construções, S.A.
  1. Cliente: Ouronor
  2. Programa: Remodelação de espaço destinado a ourivesaria
  3. Conclusão da obra: Julho de 2012

Sobre este escritório
Cita: Jorge Alves. "A Casa do Ouro / Acanto Arquitectura" 08 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-69751/a-casa-do-ouro-acanto-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.