Montrose SAOTA / Stefan Antoni Olmesdahl Truen Architects

© Wieland Gleich

Nos altos de Bishopscourt, na Cidade do Cabo, este interessante lote surgiu a partir da demolição de uma antiga casa.  O terreno era dividido por uma calçada existente, que sobe abruptamente desde o cul-de-sac da rua abaixo. Na nova edificação, buscou-se uma vista para os gramados e o vale arborizado abaixo.

© Wieland Gleich

Os clientes tinham alguns anseios específicos, como a orientação para o Vale Constantia e a distante False Bay, e das vistas para as montanhas acima de Kirstenbosch. Além disso, queriam o máximo possível de áreas de jardins e gramados. Seguindo estas premissas, a calçada foi relocada para o limite sul do lote para permitir que os gramados e os jardins fossem posicionados para a melhor orientação e vista.

Planta pavimento térreo

Há vistas panorâmicas para o sul e oeste dos dormitórios e sala de estar, enquanto a piscina e os terraços são locados para o lado nordeste, em um pátio protegido do vento sudoeste, pelo recorte no volume.

© Wieland Gleich

A forma triangular do terreno, e sua altura em relação à rua, requereram intensas obras de escavação e contenção, para deixar o passeio em uma inclinação aceitável, e resolver a maioria do programa da edificação neste mesmo nível, com os jardins e terraços em volta.

© Wieland Gleich

O telhado, que parece flutuar acima dos quartos, e a caixa de vidro que encerra os espaços de estar são as características arquitetônicas mais marcantes. São complementadas por elementos como a parede da entrada que termina em balanço, a lareira de pedra “flutuante”, além da marquise que cobre todo o perímetro da residência.

© Wieland Gleich

Os acabamentos utilizados foram: pisos em granito polido, sem carpetes, sem cortinas, com a marquise como uma grade de iluminação. Seguindo a preferência dos clientes, o ambiente é modernista com um toque do norte Europeu. O piso de granito importado determina a palheta de cores, com tons de cinza, em vez dos tons mais orgânicos, marrons, numa contraposição às tendências atuais.

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Stefan Antoni Olmesdahl Truen Architects
  • Ano: 2010
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro
  • Estrutura: Aço e Concreto
  • Localização: Cidade do Cabo, África do Sul
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: SAOTA – Stefan Antoni Olmesdahl Truen Architects
  2. Equipe de Projeto: Stefan Antoni

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Montrose SAOTA / Stefan Antoni Olmesdahl Truen Architects" 08 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-69688/montrose-saota-stefan-antoni-olmesdahl-truen-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.