Projeto de Iluminação: Small Olympic Hall / Pfarré Lighting Design

 

O novo “Small Olympic Hall” oferece-se, com uma capacidade de 3.600 assentos, como uma alternativa a seu “irmão maior”, o Salão Olímpico. Integrado cuidadosamente ao protegido conjunto do Parque Olímpico, ele quase desaparece. O enorme encaixe, proveniente do corte na colina (que cobre o edifício), foi destacado pela luz de ambos os lados.

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

Em estreita colaboração com os arquitetos, o sótão foi detalhado de modo linear através de um sistema de iluminação regulável. Graças aos materiais da superfície de luz, a iluminação ambiente é bastante agradável e atrativa.

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

Como uma “praça”, o espaço ao ar livre pode ser utilizado para todo tipo de acontecimentos, a intensidade da luz pode ser ajustada. Atrás da fachada de vidro, uma vista para o corredor.

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

O desenho sóbrio e minimalista do interior baseia-se em apenas dois materiais. Concreto, parcialmente pintado com as cores originais dos Jogos Olímpicos de 1972, mas, sobretudo “natural”, e um piso de chapa. Feito sob medida, o sistema minimalista de iluminação suspenso dá as boas-vindas aos visitantes. O balcão é destacado com uma tira indireta de LED, na parte inferior.

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

Iluminações downlight, montadas de forma invisível, iluminam a cobertura da esquerda, aos canais de teto ocultam adornos T5 e iluminam o guarda-roupa, alojado em um perfil de alumínio altamente polido. No vestíbulo superior, o sistema está alinhado e paralelo à entrada ao ar livre.

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

Olhando para o átrio inferior, o sistema de iluminação rompe-se, com os perfis inclinados, e se cruza. Quatro RGB wallwashers (T5) permitem que o diretor de iluminação possa mudar as cores da parede. Os dois átrios podem ser alugados para eventos (com ou sem função de sala).

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

Acima da magnifica escada interior, a disposição da iluminação abandona o paralelismo, e procura uma organização mais livre. Ao fundo, uma loja de serviços de alimentos e bebidas, à esquerda, a entrada da sala de eventos, que é melhorada com focos estreitos de luz. Reflexos de cores suaves tocam as colunas de concreto.

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

A estrutura de iluminação acrescenta volume e sensação. O sistema de iluminação pode ser operado através do painel tátil alocado no guarda-roupa, e do painel direto de iluminação no corredor. Cores e diferentes condições de luz do dia são refletidas nos perfis polidos, dependendo da posição do espectador.

© Andreas J. Focke / architekturfoto.org

Devido a participação precoce dos designers de iluminação na equipe de projeto, este projeto de iluminação diferencial tornou-se o mais eficaz possível. Todas as lâmpadas do T5 são acionadas com uma carga máxima de 80%, para aumentar sua vida útil. O consumo de energia é baixo: apenas 6,96 W / m² para as zonas interiores. Com um sistema DALI, cenários programados podem ser administrados, assim como programas individuais, de acordo com o caso em questão.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Arquitetos: Auer+Weber+Assoziierte e Projeto de iluminação: Pfarré Lighting Design
  • Ano: 2012
  • Endereço: Spiridon-Louis-Ring 5, 80809 Munique Alemanha
  • Tipo de projeto: Otro
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Auer+Weber+Assoziierte
  2. Projeto de iluminação: Pfarré Lighting Design
  3. Equipe: Gerd Pfarre, Dominik Buhl, Katja Moebs, Katharina Schramm; Schwaig Erwin Schermann (diseño visual)
  4. Elementos de iluminação personalizados: Lichtlauf GmbH
  1. Área construída: 2360 m2 (interior), 15750 m2 (exterior)
  2. Cliente: SWM Services GmbH, Munich

 

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Projeto de Iluminação: Small Olympic Hall / Pfarré Lighting Design" 09 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-69604/projeto-de-iluminacao-small-olympic-hall-pfarre-lighting-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.