Instalação ‘Fallen Star’ na AA DLAB Visiting School / Londres - Reino Unido

A instalação ‘Fallen Star’ é o protótipo final do DLAB Visiting School da Architectural Association (AA), que aconteceu na AA de Londres e a AA de Hooke Park durante 23 de Julho a 5 de Agosto de 2012. A instalação é um conjunto entre interação, percepção e biomimética que representa a dimensão da interação que ativa a obra arquitetônica de acordo com as reações do usuário, tendo o potencial de criar experiências espaciais dinâmicas que desafiam a percepção e a temporalidade.Mais imagens e informações, incluindo um vídeo, a seguir.

Cortesia de Architectural Association

Em 2012, o DLab surgiu como uma série em que um dos veículos mais fortes na arquitetura – a cor – transformou-se  além do campo das sensações e composições visuais para se tornar o denominador comum na criação de diversas propostas computacionais. Em 2012, DLab assumiu a cor verde como a expressão de um significado e o meio de projeto para diversos experimentos rigorosos que utilizaram metodologias algorítmicas de projeto e técnicas de fabricação digital.

Cortesia de Architectural Association

Associado aos conceitos de regeneração, emergência e crescimento devido a sua ampla presença na natureza, o verde serviu de inspiração para a observação de estruturas naturais e biológicas de diferentes escalas, seguidas por sua abstração e interpretação em propostas de projeto complexas.

Cortesia de Architectural Association

A gramática formal do workshop explorou as variantes vistas em processos de crescimento natural, como o sistema Lindenmayer, a teoria fractal, os sistemas de reação-difusão e algoritmos Voronoi. Após o estudo, as equipes incorporaram suas “interpretações do verde” em uma animação de um vaso que transforma as propostas conceituais do meio digital no mundo tridimensional das percepções humanas e suas ilusões. O conjunto de ferramentas do workshop foi o processamento, o Grasshopper e o Ipad/Iphone.

Cortesia de Architectural Association

O workshop foi formulado como um processo de duas fases. Durante a primeira fase do workshop na AA de Londres, cada equipe de estudantes desenvolveu uma proposta de projeto a partir do estudo dos princípios de formação encontrados na natureza com o intuito de conceber uma instalação arquitetônica. As equipes produziram respostas em escala de maquetes e apresentaram-nas na Avaliação Final do DLab da AA, que aconteceu em 31 de Julho de 2012.

Cortesia de Architectural Association

Na segunda fase, concluída na AA de Hooke Park, uma instalação em escala real foi desenvolvida e construída. As equipes de estudantes incorporaram suas propostas de projeto na instalação fabricada por meio de mapeamento de vídeo. Durante este processo, cada equipe transformou seus algoritmos de crescimento digital em parâmetros específicos que podem ser manipulados por uma interface do Ipad.

Cortesia de Architectural Association

Neste aspecto, as equipes também projetaram suas próprias interfaces para o Ipad, que permitem uma interação direta entre o usuário e a instalação. A instalação reage à influência do usuário no som, na escolha do algoritmo a ser executado e na manipulação do próprio algoritmo, mudando seus parâmetros a partir de sua interface.

AADLAB2012 | FALLEN STAR | INSTALLATION from AI on Vimeo.

Diretor do programa DLab da AA: Elif Erdine

Tutores do DLab da AA 2012: Elif Erdine, Alexandro kallegias, Daghna Cam

Estudantes do DLab da AA 2012: Tarik Alboustani, Maria Brewster, Lyzette Zeno Cortes, Hugo Garcia, Hannah Hobbs, Sylvia Leon, Andrew Liu, Alessio Lombardi, Cristina Nan, William Nemitoff, Antonio Rovira, Eric Williams

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Instalação ‘Fallen Star’ na AA DLAB Visiting School / Londres - Reino Unido" 08 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-69586/instalacao-fallen-star-na-aa-dlab-visiting-school-londres-reino-unido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.