Casa Diamond / Abis Arquitectura

© Toni Elvar + Vicente Martínez

Como se fosse um “diamante” bruto, esta residência construída durante a década de sessenta, escondia sob seus revestimentos uma disposição estrutural muito singular, que desde o princípio tentamos recuperar e potencializar, liberando-a dos elementos supérfluos e adicionados que foram sendo realizados nas diferentes décadas posteriores a sua execução.

© Toni Elvar + Vicente Martínez

O projeto original, desenhado para Pr-Mr. Jean de la Croix pelo arquiteto Luís Jiménez de Laiglesia, em 1964, havia sofrido diversas modificações que haviam mascarado a pureza da sua estrutura e projeto da sua planta. Desde o início a reforma da residência pretendia mostrar a verdadeira identidade de seu projeto: A geometria e sua estrutura singular.

Planta pavimento 1

O requisito do promotor para aumentar a área da casa, desencadeou na reutilização de espaços não utilizados (principalmente para as instalações ou depósitos), que estavam abaixo do piso de uso em seu lado sul. Isso facilitava o uso de varanda ao sul como acesso à habitação, o qual acabava a rampa de acesso do terreno.

© Toni Elvar + Vicente Martínez

Três níveis são gerados na residência. Por um lado o acesso à habitação, protegida pela varanda de estrutura triangular singular, formada pelo hall de entrada da casa e um banheiro de serviço. O segundo nível, de uso diário, constituído por uma sala de jantar/ estar e cozinha, no mesmo nível do terraço e piscina, situando-se no limite do lote fundindo-se com o horizonte e o mar. Finalmente, um terceiro nível de uso noturno, constituído por um grande hall distribuidor que serve a quatro suítes.

© Toni Elvar + Vicente Martínez

O acesso a casa era difícil e estreito devido ao desnível existente entre a cota de implantação da edificação e a da estrada de serviços. Com a reforma gerou-se um caminho com menor declive, mais largo e acima de tudo, acessível para veículos e pessoas.

© Toni Elvar + Vicente Martínez

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Abis Arquitectura
  • Ano: 2010
  • Área construída: 324,9 m²
  • Área do terreno: 1000 m²
  • Endereço: Av. Tokio, nº 21, Sierra Dorada, Alicante Bernidom Espanha
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Operação projetual:Reforma
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Av. Tokio, nº 21, Sierra Dorada, Alicante, Bernidom, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Abis Arquitectura
  2. Arquitetos: Ángel Benigno González Avilés, Mª Isabel Pérez Millán
  3. Equipe De Projeto: Emilio Cortés Saura
  4. Estrutura: Rafel Sanchís
  5. Direção de Execução: José Manuel Ballester Ruiz, José María Germán Cecilia
  6. Construtor: Construcciones Pagamuño S.L.
  7. Promotor: Design Houses
  8. Fotografias: Toni Elvar, Vicente Martínez

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Casa Diamond / Abis Arquitectura" 05 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-68972/casa-diamond-abis-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.