Exposição Brazil at Heart na Embaixada do Brasil em Londres - Reino Unido / Naja & deOstos

A Exposição Brazil at Heart (Brasil no Coração), inaugurada pela presidente brasileira Dilma Rousseff, pretendia revelar ao mundo uma nação moderna, que abriga não apenas uma natureza exuberante como também uma enorme diversidade cultural.

Cortesia Naja & deOstos

As instalações temporárias criadoas por Naja&deOstos de 750m2, criadas para ocupar dois andares, expressam a riqueza dessa cultura heterogênea, que se manifesta através de múltiplas maneiras, buscando captar as formas ambíguas e sinuosas da brasilidade através do uso de um material sintético não convencional, feito de lâminas rígidas de papelão.

Cortesia Naja & deOstos

O design da exposição utiliza elementos interativos e sensoriais para mediar a experiência do usuário, privilegiando a inovação e a tecnologia como canais de comunicação. Essa tendência vem permeando o mundo dos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 que em breve ocorrerá no Brasil.

Cortesia Naja & deOstos

A estrutura montada no piso térreo é feita de 103 camadas de papelão, acomodando em seu interior 10 nichos destinados aos expositores, além da infraestrutura da exposição.

Cortesia Naja & deOstos

Na parte interna da exposição o design traça três vias de circulação independentes, que permitem autonomia entre os novos percursos criados e aqueles já existentes no edifício.O conceito elaborado pelo projeto parte da idéia de um “ponto neutro” e das possibilidades de surpresa que se apresentam para o visitante, ressaltando o contraste existente entre um traçado tipicamente inglês, que compõe o edifício, e os elementos orgânicos presentes no interior da exposição.

Desenho 1

Tal contraste se torna ainda mais marcante ao acrescentarmos uma nova referência narrativa a esse conjunto, um observatório espacial posicionado no andar de cima, no mezanino do prédio, que abre outro ponto de vista para o expectador que ali se posicionar. Dali o visitante poderá acompanhar uma projeção em mapeamento 3D, produzida pelo grupo de arte Bijari, que se propõe a debater, de forma crítica, novas referências e formas de criação para a identidade visual brasileira.

Desenho 2

Na entrada da exposição, em vitrine voltada para a rua, duas estruturas infláveis, com telas embutidas, representam dois corações pulsantes abstratos que acolhem os visitantes e criam uma interação dentro-fora, entre a exposição (e as exibições que ela abriga) e a rua, palco das atividades cotidianas.

 

Cortesia Naja & deOstos

 

Localização: Embaixada do Brasil em Londres, Reino Unido.

Duração da exposição: 5 semanas

Estrutura: piso térreo: papelão ondulado de  9mm de espessura

Vitrine: Infláveis, lycra

Data de abertura: 28/07/2012

Data de encerramento: 02/09/2012

Arquitetos: Naja & deOstos

Conselheiro Fabricante: Geometria Generative

Engenheiro estrutural: Renaissance Associates

Iluminação Designer: Studio Dekka

Brigadista: The Fire Surgery

 

 

 

 

 

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição Brazil at Heart na Embaixada do Brasil em Londres - Reino Unido / Naja & deOstos" 02 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-68291/exposicao-brazil-at-heart-na-embaixada-do-brasil-em-londres-reino-unido-naja-e-deostos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.