Casa AA / MVN Architects

© Cortesia de MVN Architects

Este terreno está localizado em Almeria, municipalidade de Mojácar, em uma área próxima ao Cerro del Albar. Em uma topografia acidentada, o terreno possui grande declive e vista para o mar. No local, há uma pequena plataforma a qual foi utilizada como base para a construção. O projeto teve que responder às duas questões levantadas pelo cliente. Primeiramente, o projeto deveria propor uma solução que permitisse que a imagem do horizonte participasse da casa.

© Cortesia de MVN Architects

Além disso, a construção deveria acomodar o programa de uma casa para um casal com duas crianças de acordo com as seguintes necessidades: garagem e cozinha, sala de estar e biblioteca-escritório, sala principal, dormitórios para as crianças e para os hóspedes, uma pequena sauna, galpão para pintura e escultura e para o armazenamento e secagem de obras.

© Cortesia de MVN Architects

Os ambientes da casa sobre a plataforma, que são orientados para leste, voltam-se em direção ao Mar Mediterrâneo, sobre uma área em declive acentuado. Dado ao terreno acentuado, a organização geral do projeto foi definida pela necessidade de se adaptar de forma racional à topografia, diminuindo a movimentação de terra de maneira a minimizar o impacto que a construção poderia causar sobre o meio ambiente. Logo, a localização da casa desfruta da pequena plataforma natural, proporcionando uma adaptação adequada da arquitetura com a natureza.

© Cortesia de MVN Architects

Nos níveis inferiores, outras plataformas foram criadas para estruturar o terreno, formando áreas de jardins e com árvores frutíferas. Algumas destas plataformas usam paredes de pedras existentes no terreno que remanesceram de antigas plantações, de forma a recuperar o aspecto que caracterizava a área no passado. Neste sentido, o projeto mantém uma relação constante com o meio ambiente, promovendo a transição de escalas e protegendo o valor da paisagem da área.

© Cortesia de MVN Architects

A casa é organizada em três faixas que estão dispostas longitudinalmente. A primeira é a faixa de serviços, parcialmente enterrada, ancorando a casa na encosta. Ela organiza a garagem descoberta, o núcleo de serviços e a cozinha com um pequeno terraço. A faixa central acomoda os principais elementos da casa, incluindo um grande pátio por onde se dá o acesso da residência, protegido por uma parede em “L”. Ao entrar na casa, um pequeno pátio de vidro distribui a circulação da casa, introduzindo uma luz difusa filtrada pela vegetação.

© Cortesia de MVN Architects

O ambiente principal de pé-direito duplo articula a relação entre a luz e o horizonte. As salas de estar e de jantar estabelecem uma forte ligação com o mar, abrindo-se completamente sobre uma plataforma que determina o primeiro diálogo com a natureza. Este espaço é limitado por um vestíbulo e pelo dormitório principal, configurando um volume em balanço sobre a paisagem, em direção ao mar.

Planta pavimento térreo

A terceira faixa determina a parte enclausurada da casa e sua fachada principal. Ela acomoda os dormitórios para as crianças, o quarto de hóspedes, a sauna e o espaço para escultura e pintura com um pátio protegido do vento. Já um terraço um pouco mais baixo proporciona um espaço aberto, resolvendo o encontro da construção com o solo.

© Cortesia de MVN Architects

Todo o conjunto é composto por sistema estrutural de concreto armado, com vedação de termoargila e cobertura plana de laje Filtron. Os acabamentos são de argamassa branca em camada única (com 10% de ocre), estabelecendo relação com a arquitetura da região sob influência do Cerro del Albar. O piso é resolvido com mármore travertino que se estende para o exterior sobre as plataformas que conectam os usos da casa. Nas áreas molhadas foram utilizados compostos de quartzo e silestone para os acabamentos em azulejo.

© Cortesia de MVN Architects

Os acabamentos internos de madeira são feitos com MDF pré-lacado branco. A marcenaria externa é composta por triplo revestimento de alumínio: o elemento externo é uma estrutura de correr de laminas ajustáveis; a marcenaria intermediária suporta o vidro Climalit e o elemento interno é uma malha deslizante anti-inseto.

© Cortesia de MVN Architects

Nos espaços externos, as superfícies que não constituem as plataformas abertas foram acabadas com agregados de rochas da área. A contenção de terra atravessa o muro de pedras selecionadas da região, possibilitando a integração do projeto com a natureza.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:MVN Architects
  • Ano: 2007
  • Área construída: 285 m²
  • Endereço: Mojácar Almería Espanha
  • Tipo de projeto: Habitacional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Mojácar, Almería, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Casa AA / MVN Architects" 02 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-68232/casa-aa-mvn-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.