Casa Zimmermann / base2 arquitetura

Cortesia de base2arquitetura

Projetada para um casal recentemente formado, localiza-se na zona sul de Porto Alegre. Com inverno e umidade bastante rigorosos, o terreno é coberto por uma massa vegetal bastante densa.

Cortesia de base2arquitetura

O terreno com área aproximada de 570m2, a casa erguesse em meio a vegetação onde não se fez necessário mexer na mata nativa e sim inserir a casa ao meio existente. E simplesmente suspender uma parte da casa para soltar do solo no desnível do terreno.

Cortesia de base2arquitetura

Construída com estrutura em concreto, e suspensa na parte frontal da residência, a casa é formada por dois volumes, um deles mais robusto e outro leve fazendo a transição dos espaços internos na união dos dois. Mas ao mesmo tempo os volumes são a definição da distribuição dos ambientes.

Cortesia de base2arquitetura

Implantada no centro lateral direita do lote, a casa se abre, se integra em todas as suas faces com a mata nativa. Pousada na parte alta do declive a residência esta apoiada sobre uma estrutura em concreto armado recuada da face frontal permitindo que a casa fique solta do solo natural deixando o perfil natural do terreno intacto e livre de umidade.

Cortesia de base2arquitetura

O volume principal onde está disposta a parte social,o serviço e a passarela interna de circulação do segundo pavimento. O segundo volume se diferencia na tonalidade de madeira as placas e os terraços de composição dos volumes.

Cortesia de base2arquitetura

Na conexão dos volumes um deck em madeira se projeta sobre o solo natural para os fundos do terreno integrando o interior com o exterior e apoiado na cota alta do terreno, ficando também suspenso do solo. O projeto então se Integra totalmente com a paisagem do entorno.

Cortesia de base2arquitetura

Texto cortesia do autor.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:base2 arquitetura
  • Ano: 2010
  • Área construída: 170 m²
  • Área do terreno: 570 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Operação projetual:Construção
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Tijolo
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Porto Alegre, Brasil
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetura e execução: base2 arquitetura e engenharia - Carine Tumelero

 

 

Informação Complementar:

  1. Estrutura fundações e lajes; Projeto hidrossanitario e Projeto elétrico: Carlos Bressa

 

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa Zimmermann / base2 arquitetura " 01 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-68103/casa-zimmermann-base2-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.