Cinema e Arquitetura: Cidade das Sombras

Esta semana queremos propor o filme Dark City (Cidade das Sombras) de 1998 de Alex Proya considerado parte do movimento neo-noir sci-fi. O filme mostra uma cidade que é um experimento em si, na qual todo o lugar foi forçado a se manter na escuridão. Uma obra que nos faz lembrar clássicos como Metropolis ou The Cabinet of Dr. Caligari.

Cartaz

Sinopse

John Murdoch (Sewell) acorda em uma banheira de hotel, sofrendo de amnésia. Ele recebe um telefonema do Dr. Daniel Schreber (Sutherland), que insiste que ele fuja do hotel de um grupo de homens que estão atrás dele. Durante a conversa telefônica, John descobre o cadáver de uma mulher, brutalizada e assassinada em um ritual, juntamente com uma faca ensanguentada. Murdoch foge da cena, assim que o grupo de homens (conhecidos como Strangers) chega ao quarto. Eventualmente, ele descobre seu verdadeiro nome, e encontra sua esposa Emma (Connelly).

Via ArchDaily

Ele também é procurado pelo inspetor de polícia Frank Bumstead (Hurt) por uma série de assassinatos supostamente cometidos por Murdoch, que não consegue se lembrar de ter matado ninguém. Enquanto é perseguido pelos Strangers, Murdoch descobre que tem poderes psicocinéticos como eles, e os usa para escapar deles. Murdoch se move sobre a cidade, que experimenta uma noite perpétua. Ele vê as pessoas entrarem temporariamente em coma à meia-noite, quando os Strangers param o tempo e alteram a paisagem urbana, bem como a identidade das pessoas e memórias.

Via ArchDaily

Murdoch questiona o ambiente urbano escuro, e descobre – através de pistas e entrevistas com sua família – que ele era originalmente de uma cidade costeira chamada Shell Beach. As tentativas de encontrar um caminho para fora da cidade para Shell Beach são prejudicadas pela falta de informações confiáveis de todas as pessoas que encontra. Enquanto isso, os Strangers, perturbados com a presença deste humano que também possui poderes psicocinéticos, injetam um de seus homens, o Mr. Hand (O’Brien) com as memórias de Murdoch, na tentativa de encontrá-lo.

Via ArchDaily

Murdoch acaba encontrando Bumstead, que reconhece a inocência de Murdoch e tem suas próprias perguntas sobre a natureza da cidade escura. Eles encontram e confrontam o Dr. Schreber, que explica que os Strangers parasitas extraterrestres em extinção que usam corpos como seus hospedeiros. Tendo uma consciência coletiva, os Strangers têm feito experiências com seres humanos para analisar a sua individualidade na esperança de que algum resultado revelado pudesse ajudar a sua raça sobreviver. Schreber revela Murdoch como uma anomalia que, inadvertidamente, acordou durante uma processo da meia noite, quando Schreber estava no meio de formar sua identidade como um assassino.

Via ArchDaily

Os três homens embarcam para encontrar Shell Beach, que em última análise, só existe como um outdoor no limite da cidade. Frustrado, as lágrimas de Murdoch passam através da parede, revelando um buraco para o espaço sideral. Os homens são confrontados com os Strangers, incluindo Mr. Hand, que detém Emma como refém. Na luta que se seguiu, Bumstead, juntamente com um dos Strangers, cai através do buraco para o espaço, revelando a cidade como um enorme espaço habitat rodeado por um campo de força.

Via ArchDaily

Os Strangers trazem Murdoch para a sua casa sob a cidade e forçam o Dr. Schreber a imprimir Murdoch com sua memória coletiva, fazendo com que Murdoch acreditasse ser a resposta final para os experimentos dos Strangers. Schreber os trai quando insere falsas memórias em Murdoch que artificialmente restabelecem sua infância como anos passando treinando e aprimorando suas habilidades psicocinéticas e aprendendo sobre os Strangers e suas máquinas. Murdoch acorda, consciente plenamente das suas habilidades, liberta-se e luta contra os estranhos, derrotando seu líder Mr. Book (Richardson) em uma batalha acima da cidade. Depois de saber pelo de Dr. Schreber que a personalidade de Emma se foi e não pode ser restaurada dentro de seu corpo, Murdoch utiliza suas recém descobertos poderes através da máquina dos Strangers para criar uma Shell Beach real inundando a área dentro do campo de força com água e formando montanhas e praias. Em seu caminho para Shell Beach, Murdoch encontra Mr. Hand e lhe informa que os Stramgers vêm procurando no lugar errado – a cabeça –  para entender a humanidade. Murdoch abre a porta que leva para fora da cidade, e sai para ver o nascer do sol que ele criou. Mais adiante está um cais, onde ele encontra a mulher que ele conhecia como Emma, agora com novas memórias e uma nova identidade como Anna. Murdoch apresenta-se novamente enquanto eles caminham para a Shell Beach, iniciando o relacionamento deles de novo.

Via ArchDaily

INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Título Original: Dark City
Ano: 1998
Duração: 100 min.
País: USA
Diretor: Alex Proyas
Autor: Alex Proyas, Lem Dobbs, David S. Goyer
Trilha Sonora: Trevor Jones
Elenco: Rufus Sewell, William Hurt, Kiefer Sutherland, Jennifer Connelly

Sobre este autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Cinema e Arquitetura: Cidade das Sombras" 31 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-68026/cinema-e-arquitetura-cidade-das-sombras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.