Centro de Incubadoras de Empresas / Trianera de Arquitectura

As limitações impostas ao projeto eram o rigor orçamental, o estudo minucioso dos detalhes e a necessidade de uma racionalidade e funcionalidade flexível inerentes ao programa das incubadoras de empresas. Partindo dessas limitações, tratou-se de realizar uma reflexão sobre a escolha tipológica, seu impacto volumétrico e o tratamento epidérmico do edifício.

Cortesía Trianera de Arquitectura

Gerar uma organização volumétrica simples, mas sugestiva e expressiva, dentro de um marco bastante específico de detalhes, constitui um dos objetivos do projeto. O primeiro gesto nesse sentido foi a disposição de uma plataforma ou pódio que cobre todo o lote respondendo ao desejo de separar o espaço de um entorno imediato dominado pela presença de carros estacionados ao longo nas ruas ou agrupados em bolsões de estacionamento localizados em ambas as frentes do lote. Dos seis andares do edifício, os cinco superiores são usados para localizar os módulos do Centro de Incubadora de Empresas, seus serviços e comunicações verticais, deixando o pavimento inferior para a recepção, o hall e uma sala multiuso.

Cortesía Trianera de Arquitectura

A adoção de um esquema de distribuição central permite que cada dependência tenha sua maior dimensão voltada para as fachadas. O hall central, o que nos resigna a ficar no interior, irrompe nas fachadas extremas procurando luz, enquanto eles são dobrados para dentro reduzindo sensivelmente o comprimento do corredor, efeito de encurtamento que se acentua na perspectiva do centro da planta pelo alargamento das rupturas exteriores. Assim, esta cadeia de decisões, ligado à criação de um arco que gera a transição a partir do pódio ao interior, provoca a articulação volumétrica do edifício.

Planta tipo
Planta térreo

A construção das fachadas renuncia a grandes superfícies de vidro tanto por sua desnecessariedade em todos os casos (devido a proporção de módulos de paisagem) e da sua inconveniência, em nossa latitude, nas fachadas leste e oeste. São utilizados elementos verticais de tamanhos necessários para fornecer uma ventilação e iluminação suficientes às unidades. Para construir estes panos se adota um sistema de painéis metálicos que, além de ter um custo reduzido e sem manutenção, permite simular um “pixelado” das fachadas que transformam em tapeçaria neutra e contínua caracterizando um plano perfurado descontínuo.

Cortesía Trianera de Arquitectura

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquitetos: Trianera de Arquitectura - José María Jiménez Ramón, Ángel Luis Candelas Gutiérrez, José Antonio Plaza Cano, Vidal Pérez Sánchez

Informação Complementar:

  1. Estruturas: A.L.Candelas
  2. Instalações: Aster Consultores
  3. Topógrafos: Antonio Vallejo López, Cristina Sanabria Rodríguez
  4. Promotor: Cartuja 93, S.A
  5. Construtor: Begar S.A.
  1. Orçamento: 3.731.120 €

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Centro de Incubadoras de Empresas / Trianera de Arquitectura" 30 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-67268/centro-de-incubadoras-de-empresas-trianera-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.