Casa del Lobo / Darkitectura

A Casa del Lobo está localizada em Cuautitán Izcalli, perto do Lago de Guadalupe, onde a área urbana da Cidade do México começa a se dissipar. O projeto  é introspectivo,  apenas uma varanda no quarto principal possuí vista para  o lago.

© Jorge Taboada

O resto é um conjunto de cubos agrupados na caixa principal formada pelas paredes do contorno.Dois cubos sólidos no pavimento superior  flutuam sobre três cubos transparentes. Os  cubos sólidos protegem a privacidade dos dormitórios, que são iluminados por aberturas sutis nas  juncões do telhado com as paredes, e por  pequenas listras verticais na fachada leste.

© Jorge Taboada

Os cubos de vidro  da casa distribuem  as áreas públicas, lobby, cozinha, sala de jantar e uma sala principal de pé-direito duplo; é onde se percebe a transparência  que combina a linguagem pura dos materiais das Case Study Houses californianas com  a espacialidade do Raumplan de  Adolf Loos, a fluidez  continua através das escadas e um par de  pontes de estrutura leve que conectam os blocos entre si.

© Jorge Taboada

Por sua vez, os cubos são divididos por um espelho  d´água no subsolo que provoca a sensação de que a área mais transparente, (a sala de estar),está num  permanente estado de flutuação.

© Jorge Taboada

A caixa que agrupa os elementos arquitetônicos também é usada para conter o jardim que cerca a casa e criar um exterior privado, pequenos paraísos artificiais onde se perde a vista com a paisagem. Nas extremidades externas do jogo  geométrico dos cubos, existem pontos de iluminação e vegetação  que penetram na casa através de qualquer ângulo.

© Jorge Taboada

Finalmente, na fachada leste,   a contradição dos cubos transparentes que suportam o peso dos cubos sólidos,  respalda a sua ironia: ao invés de quebrar a volumetria, permanece plana e brinca com as aberturas verticais do piso superior  que  formam uma espécie de código de barras com a estrutura metálica do piso inferior. Desta forma, o interior da casa é fragmentado em linhas, o exterior codifica os movimentos do interior. Um código de tempo, um código de luz.

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Darkitectura
  • Ano: 2005
  • Área construída: 360 m²
  • Área do terreno: 390 m²
  • Endereço: Bosques del Lago, Cuautitlan Izcalli, Estado de México México
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Otro
  • Estrutura: Concreto e Metal
  • Localização: Bosques del Lago, Cuautitlan Izcalli, , Estado de México, México
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Autor
  2. Arq. Julio Juárez Herrera – Darkitectura
  3. Colaboradora
  4. Brenda Vizcaíno

Informação Complementar:

  1. Engenheiro Estrutural
  2. Ernesto Viterbo
  3. Construção
  4. Darkitectura

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Casa del Lobo / Darkitectura" 23 Nov 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-6706/casa-del-lobo-darkitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.