Congresso de Sipopo / Tabanlioglu Architects

© Emre Dörter

A República da Guiné Equatorial encontra-se na costa oeste da África central, incluindo várias pequenas ilhas de alto mar, uma região insular e as ilhas de Annobón Bioko. Malabo é a capital e está situada na costa norte da Ilha de Bioko. O o Congresso Sipopo encontra-se num terreno junto ao mar, rodeado de bosques.

© Emre Dörter

A forma retangular do volume de dois níveis está revestido por uma gelosia de metal semitransparente como um escudo protetor frente à forte radiação solar, mas permitindo sua infiltração filtrada.

© Emre Dörter

A textura de encaixe desta grelha gera um interior em semissombra sem obstruir sua transparência visual. O edifício, com seu véu metálico, se relaciona com o oceano e a vegetação circundante.

© Emre Dörter

Através da disposição de painéis metálicos que variam em distintos níveis e ângulos, a fachada é percebida como o jogo de uma grande variedade de geometrias que brilham com a luz do dia, fazendo eco no piso de cores e tons e, também, no movimento dos ventos e das ondas.

Planta pavimento térreo

Os painéis trocam sua direção com a orientação do edifício, em função de sua relação com o exterior e o movimento da luz solar; o perímetro semitransparente circunda o edifício, de modo que é reduzido o calor no interior e a eficiência energética é aprimorada.

© Emre Dörter

Com o objetivo de desenvolver-se como um edifício diplomático, o novo centro será o núcleo da zona residencial e sede de importantes reuniões, em harmonia com a vegetação e o mar. Alinhado com sua função como lugar de encontro dos presidentes, o edifício tem uma imagem potente e simboliza uma modernidade simples e funcional.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Tabanlioglu Architects
  • Ano: 2011
  • Área construída: 13708 m²
  • Área do terreno: 11700 m²
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Características Especiais: Sustentável
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Malabo, Guiné Equatorial
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Tabanlioglu Architects
  2. Equipe de Projeto: Salih Yılgörür, Ali Çalışkan, Sertaç Tümer, Utkan Yonter, Emre Çetinel, Elvin Erkut, Tugce Güleç
    Interiores: Hacer Akgun Marino, Eda Lerzan Tuçbil, Esra Çanakkale, Gonca Yılmaz Ağbaş, Anday Bodur
    Engenharia Estrutural: Emir Mühendislik, Adnan Öğüt
    Iluminação: ZKLD Studio
    Cliente: Escritório Nacional de Planificação e Monitoramento de Projetos da Guiné Equatorial “GE - Projetos”

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Congresso de Sipopo / Tabanlioglu Architects" 23 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-66703/congresso-de-sipopo-tabanlioglu-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.