Edificio de serviço da Zona Náutica-Esportiva do Porto de Barbate / Enrique Abascal

© Cortesia de Enrique Abascal

O porto de Barbate, a poucos quilômetros do Cabo de Trafalgar, é o ponto de costa abrigado mais próximo a boca de saída ocidental do estrito de Gibraltar, e zona de financiamento prévio ao passo do estreito. Na parte oeste do porto se situa uma zona náutica-esportiva, apoiada em docas que protegem a entrada marítima ao porto. Como apoio as atividades náuticas, se construiu um edifício de serviço para abrigar locais de uso complementar e equipamentos.

© Cortesia de Enrique Abascal

O edifício de duas plantas se situa junto a boca, em um mole no qual também se localiza o edifício da capitania. Com um comprimento de 56,55 m, e uma profundidade de 15,95 m, ocupa um local no eixo central das docas, justo entre o edifício da capitania (a 25 m) e o estacionamento.

Planta pavimento térreo

Na parte principal de ambas as plantas se localizam locais de uso complementar com espaços próprios para organização; e outro dedicado a locais.

© Cortesia de Enrique Abascal

Um núcleo entre ambos âmbitos, com a escada de acesso a planta superior, elevador e quartos de instalações, e serviços gerais dispõe de entradas em ambas fachadas laterais do edifício. Na planta superior, os locais dispõem de terraços com distintas orientações para contemplar a atividade no porto esportivo, o quebra-mar e as docas, a boca de saída e toda a parte leste do porto.

© Cortesia de Enrique Abascal

A natureza do espaço portuário, os materiais e sistemas construtivos das obras de abrigo e contenção, assim como a ausência de um sistema de alinhamentos de estradas, oferece a possibilidade de conseguir novas perspectivas para a edificação portuária. A grande quantidade de luz que recebem, as diversas e amplas distâncias e ângulos que se pode observar, proporcionam um repertório de escalas distintas e uma natureza construtiva muito particular.

© Cortesia de Enrique Abascal

A construção, os materiais e sua disposição, revelam o lugar e nos comunicam do fluxo marítmo e dos ventos os quais o lugar, o edifício está submetido. O resguardo, a abertura e o olhar que nos oferece, nos abrem novas perspectivas sobre o porto, o mar e a paisagem. A estrutura geral do edifício se resolve com elementos de maior escala, que permitem percebe-la de longe, absorvendo as escalas menores no seu interior.

© Cortesia de Enrique Abascal

A construção do edifício está realizada mediante uma estrutura de concreto de uma só peça, sem juntas, que representa a escala geral, e peças de aço, alumínio e vidro que delimitam os espaços de uso, proporcionam uma escala para o ponto de vista próximo.

© Cortesia de Enrique Abascal

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Enrique Abascal
  • Ano: 2007
  • Área construída: 1722,6 m²
  • Endereço: Calle del Puerto, 11160 Barbate
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Vidro
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Calle del Puerto, 11160, Barbate,
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: Enrique Abascal
  2. Equipo De Projeto: Enrique Abascal García

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Edificio de serviço da Zona Náutica-Esportiva do Porto de Barbate / Enrique Abascal" 02 Set 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-66672/edificio-de-servico-da-zona-nautica-esportiva-do-porto-de-barbate-enrique-abascal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.