Bienal de Veneza 2012: “Álvaro Siza. Viagem sem Programa”

O recente vencedor do Leão de Ouro e arquiteto mestre português, Álvaro Siza, será homenageado com uma exposição dedicada exclusivamente a seus aspectos mais pessoais como uma das principais atrações na cena internacional do desenho na Bienal de Veneza 2012. O evento paralelo, “Álvaro Siza. Viagem sem Programa”, destacará uma coleção exclusiva de 53 trabalhos, selecionados pessoalmente pelo próprio arquiteto para o evento, que foram desenvolvidos a partir de notas de viagem e croquis. A exposição será organizada numa ordem sequencial, como uma narração, do trabalho de Siza na arquitetura e conceito de vida. Ela será vista como uma “sucessão de perspectivas, sonhos, memórias e rostos de pessoas desconhecidas e amigos encontrados nesta “viagem sem planos”, que é a própria vida”.

Auto-retrato; Coleção LS+AS/ caneta sobre papel / 21×29,7 cm

“Álvaro Siza. Viagem sem Programa” leva você para dentro da memória extraordinária de Siza, como destaca o poder de seus desenhos, principalmente os retratos, criados durante sua juventude, em suas viagens de trabalho, em recentes jantares com amigos e momentos “livres do fardo do trabalho” preenchidos com memórias, posturas críticas e irônicas acumuladas com o passar do tempo. Cada retrato contribui para dar forma a sua maneira de viver e conceber a vida.

Colombia, Março de 1982 / Retrato – Caderno 108; Coleção A. Siza / Caneta sobre papel / 21×29,7 cm

Os curadores Greta Ruffino e Raul Betti explicam: “A exposição explora as qualidades da natureza humana e da cultura do desenho, com uma vista que revela a ligação indissolúvel entre estes fatores e os sentimentos mais íntimos do artista português. É, portanto, um itinerário que expressa sua capacidade de observação aguda, que depois se traduz em fragmentos tangíveis da realidade”.

(é melhor) Sem ver – Para o Carlos – Amsterdão, Dezembro1987; Coleção CC+CB / caneta sobre papel / 21×29,7 cm

Além disso, a exposição contará com uma entrevista de 2011 feita em Portugal, na qual, Siza discute seu envolvimento pessoal com o desenho, sua infância, o começo de sua carreira, seus encontros mais importantes e amigos próximos, assim como o olhar sobre alguns de seus novos projetos surpreendentes.

  1. Exposição: “Álvaro Siza. Viagem sem Programa”
  2. Data: 29 de Agosto – 11 de Novembro 2012
  3. Localização: Fondazione Querini Stampalia, Veneza, Itália
  4. Organizadores: MedicinaMentis cultural association
  5. Curadores: Greta Ruffino and Raul Betti

 

 

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Bienal de Veneza 2012: “Álvaro Siza. Viagem sem Programa”" 22 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-66638/bienal-de-veneza-2012-alvaro-siza-viagem-sem-programa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.