Em construção: Hospital Infantil de Zurique / Herzog & de Meuron

 

Devido às limitações de espaço e o progressivo envelhecimento da infraestrutura, o Kinderspital Zürich requeriu uma competição feita em duas etapas para projetar um hospital infantil no distrito de Lengg, em Zurique, Suíça. O escritório Herzog & de Meuron ganhou a competição em Maio de 2012, com uma proposta composta por uma edificação feita em madeira formada por três, providenciando um ambiente flexível e convidativo para as crianças.

Implantação © Herzog & de Meuron

O escritório usou uma geometria simples para conectar as tipologias contrastantes do Hospital Infantil com um Centro de Ensino e Pesquisa independente e composto por seis pavimentos – também será localizado no novo campus de medicina.

Maquete © Herzog & de Meuron

O Kinderspital Zürich pretende inaugurar a nova edificação em 2018.

O projeto para o Hospital Infantil mostra intencionalmente dois edifícios complementares com contrastantes tipologias, programas e desenho urbano, que ainda assim são relacionadas quanto a sua geometria. O edifício principal compreende o espaço de exame e tratamento para crianças e adolescentes, enquanto o Centro de Ensino e Pesquisa abriga ambientes para trabalho científico e meditação.

O Hospital Infantil é formado por um edifício de três pavimentos disposto ao redor de uma sequencia de pátios, de maneira introspectiva e na tentativa de fugir do estereótipo estrutural hospitalar, tornando o espaço mais receptivo para crianças. Pacientes e familiares podem se deslocar livremente entre as diferentes áreas de tratamento.

Os pátios internos se abrem intermitentemente para o exterior, permitindo que a luz penetre o edifício e reforçando a ideia de entrelace da arquitetura com a natureza.

Pátio de entrada do Centro de Ensino e Pesquisa © Herzog & de Meuron

Cada um dos três pavimentos tem uma função específica refletida no layout dos ambientes, projetados para providenciar máxima flexibilidade. Salas de exame, de tratamento e laboratórios são localizados no térreo, onde também ficam as áreas destinadas à terapia e o restaurante, enquanto as salas dos médicos são situadas no primeiro pavimento e as alas de enfermarias no último pavimento.

A madeira é o material predominante nas fachadas e nos interiores, criando uma atmosfera mais aconchegante para as crianças, para seus pais e para a equipe de trabalho do local. O uso desse material também reflete o caráter rural das redondezas do distrito.

O Centro de Ensino e Pesquisa, um edifício alto e independente, é posicionado em um lugar aberto no centro do campus, compreendendo diferentes clínicas. É obviamente um edifício público no qual tudo acontece entorno da pesquisa científica e de sua disseminação. Seis pavimentos de laboratórios de pesquisa e salas pairam sobre uma espécie de ágora composta de auditórios. Um pátio central, também circular, segue o caminho do sol.

Mesmo que as duas edificações sejam tipologicamente diferentes, elas são relacionadas arquitetonicamente. Ambas se destacam das geometrias circulares e retangulares. O círculo é usado para interferir na ordem do ângulo ortogonal e para marcar áreas específicas no edifício: pontos de orientação, subcentros, pontos de encontro, áreas de transição. O edifício circular do Centro de Pesquisa é um  onto de encontro que forma um subcentro no campus do hospital, dispondo o arranjo de ambientes em ângulos retos.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Herzog & de Meuron
  • Ano: 2011
  • Área construída: 84569 m²
  • Endereço: Lengg Zurique Suíça
  • Tipo de projeto: Hospitalar
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Em Construção
  • Materialidade: Vidro e Metal
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Lengg, Zurique, Suíça

Equipe:

  1. Arquitetos: Herzog & de Meuron
  2. Equipe de Projeto : Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Christine Binswanger (Sócio Responsável), com Mark Bähr (Coordenador do Projeto), Jason Frantzen (Associado), Alexandria Algard, Maximilian Beckenbauer, Alexander Franz, Ondrej Janku, Christoph Jantos, Johannes Kohnle, Severin Odermatt, Blanca Bravo Reyes, Raúl Torres Martin, Mika Zacharias

 

Informação Complementar:

  1. Engenharia Estrutural: ZPF Ingenieure AG, Basel
  2. Paisagismo: August Künzel, Münchenstein
  3. Planejamento Geral: Gruner AG, Basel
  4. Imagens: Bloomimages, Hamburgo

 

 

  1. Cliente: Kinderspital Zürich – Eleonorenstiftung, Zurich
  2. Competição: Primeira fase ( Março - Maio 2011), Segunda Fase ( Outubro – Fevereiro 2012)

 

Sobre este escritório
Cita: Camila Bortoluzzi. " Em construção: Hospital Infantil de Zurique / Herzog & de Meuron " 23 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-66564/em-construcao-hospital-infantil-de-zurique-herzog-e-de-meuron> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.