Instalação Entre Escalas / Atelier Um + D

Buscou-se propiciar aos alunos a experiência de passar pela elaboração de conceitos até fabricação e montagem final em um período extremamente curto, com o uso ferramentas paramétricas de projeto, relacionado todo o processo com necessidades arquitetônicas específicas.

Perspectiva Isométrica

Houve uma série de palestras sobre o assunto e tutoriais de programas paramétricos, seguidos por uma intensa charrete (concurso de curta duração). Estiveram presentes os arquitetos e tutores Gustavo Ultrabo, Juliano Monteiro, Pedro Duschenes, Ernesto Bueno, Lucas Kodama, Thiago Mundim e o engenheiro Ricardo Dias.

© Bruna Hobi

Após a realização do workshop, os participantes foram convidados pelo escritório Atelier UM+D para desenvolver uma síntese dos projetos propostos. Em seguida, foram trabalhados problemas de estrutura, materiais, lógica de montagem e segurança.

© Bruna Hobi

A solução final deriva de uma espécie de labirinto que desperta na criança o estranhamento e a curiosidade de saber o que está por vir. Externamente a forma hexaédrica de 4m x 4m x 1,5m de altura, fabricada com madeirite, contrasta com a fluidez dos caminhos internos.

© Bruna Hobi

A geometria radial interna gera um grau de transparência visual que permite aos pais acompanhar seus filhos durante o trajeto através de túneis convergentes até o espaço central em forma esférica. Também possibilita uma visão única do mundo exterior filtrada pela estrutura proposta.

© Bruna Hobi

Em agosto de  2011 a instalação esteve disponível na Praça da Espanha, em Curitiba, para que todos pudessem observar a reação, tanto de crianças quanto adultos, ao ver algo inusitado em um lugar comum de convívio.

© Bruna Hobi

As crianças, sob olhar atento dos pais, puderam explorar uma nova experiência espacial e também estabelecer uma forma de brincar particular, relacionada a atividades habituais como escalar, engatinhar e se esconder, a partir do contato com o “brinquedo paramétrico”.

WORKSHOP ENTRE ESCALAS from Sergio Twardowski on Vimeo.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Atelier Um + D
  • Ano: 2011
  • Área construída: 16 m²
  • Endereço: Praça Espanha Curitiba Brasil
  • Tipo de projeto: Instalação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Praça Espanha, Curitiba, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe
  2. Gustavo Utrabo
  3. Juliano Monteiro
  4. Pedro Duschenes
  5. Thiago Mundim
  6. Ernesto Bueno
  7. Lucas Kodama
  8. Colaborador
  9. Ricardo Dias
  10. Coordenação do Workshop
  11. João Victor Monteiro

Informação Complementar:

  1. "Entre Escalas" foi uma parceria entre, Atelier UM+D, Thiago Mundim e Centro Estudantil Geral de Arquitetura e Urbanismo (CenEGAU) com apoio do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e organização de João Victor Monteiro.
  2. Agradecimento especial
  3. Bruna Hobi, Maria Eduarda Camilotti, Mariana Bittencourt, Renate Louise Pierotto e João Victor Monteiro e todos os alunos que participaram do Workshop “EntreEscalas”
  1. Material
  2. Madeirite com corte CNC
  3. Corte CNC
  4. Imprimark - sistemas de comunicação visual


Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Instalação Entre Escalas / Atelier Um + D" 02 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-6654/instalacao-entre-escalas-atelier-um-mais-d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.