Casas de Banho Safe Haven / TYIN Tegnestue

A casa de banho (bathhouse) cobre necessidades básicas como sanitários, higiene pessoal e lavanderia. Uma estrutura simples, já construída, serviu como base para o projeto.

© Pasi Aalto

As funções mais íntimas são locadas em duas partes separadas de blocos de concreto rebocados. Na área central encontra-se um local para banho, que se abre para uma vasta plantação de teca.

© Pasi Aalto

A área de banhos é apenas parcialmente privada, adaptada à cultura local. Uma fachada inclinada de bambu cobre a frente do edifício e cria uma passagem, organizando todo o programa.

Planta

Um grande desafio do projeto era que o esgoto e drenagem teriam que ser tratados no local e nas temporadas chuvosas teria que lidar com grande quantidade de água. O esgoto do banheiro passa através de canos subterrâneos. Reservatórios de concreto são drenados do fundo e lados. Pisos de cascalho e madeira são utilizados, pois são fáceis de manter limpos e secos, e todas as áreas molhadas são drenadas usando camadas de pedras e cascalho.

© Pasi Aalto

“As instalações sanitárias existentes no Orfanato Safe Haven, assim como em toda a região, são estreitas, escuras e têm pisos de concreto, que acumulam água e sujeira. Com essas casas de banho, tentamos criar soluções alternativas  que possam fomentar o desenvolvimento da região.”

© Pasi Aalto

Uma boa higiene pessoal é essencial para a prevenção de doenças para crianças pequenas, principalmente com o clima do norte da Tailândia. Em suma, com esse projeto TYIN tenta criar instalações dignas e funcionais para higiene pessoal dos habitantes locais.

© Pasi Aalto

TYIN Tegnestue é uma organização sem fins lucrativos que realiza trabalhos humanitários através da arquitetura. TYIN é comandada por cinco estudantes de arquitetura e os projetos são financiados por mais de sessenta empresas norueguesas, além de contribuições privadas.

TYIN trabalha com projetos e construções em pequena escala na Tailândia. “Pretendemos realizar projetos estratégicos que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas em situações difíceis. Através de colaboração com a comunidade e aprendizado mútuo, desejamos que nossos projetos possam ter um impacto na estrutura física.” 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:TYIN Tegnestue
  • Ano: 2009
  • Tipo de projeto: Serviços
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira
  • Estrutura: Madeira
  • Localização: Ban Tha Song Yang, Tailândia
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Equipe de Projeto: Andreas Grøntvedt Gjertsen, Yashar Hanstad

Informação Complementar:

  1. Cliente: Safe Haven Orphanage
  1. Orçamento: 22.500 NOK (Aproximadamente. 3,300 USD)

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Casas de Banho Safe Haven / TYIN Tegnestue" 26 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-66064/casas-de-banho-safe-haven-tyin-tegnestue> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.