1° Lugar: Prêmio de Excelência IALD 2012: Lagares showroom / Maurici Ginés

1° Lugar: Prêmio de Excelência IALD 2012: Lagares showroom / Maurici Ginés

 

O designer Maurici Ginés do estúdio Artec3 e Presidente da Associação Profissional de Designers de Iluminação APDI foi o ganhador do IALD Award of Excellence 2012, um reconhecimento a boa utilização da iluminação em espaços arquitetônicos na realização do projeto Lagares Showroom, em Girona na Espanha.

© Hisao Suzuki

A proposta de iluminação para a sala de exposição Lagares inspira-se no jardim zen japonês.O objeto de exibição na sala de exposição é tão essencial na composição, como são os componentes do jardim: rochas, musgo, areia ou cascalho, que produzem uma paz abrangente e uma elegante simplicidade, bem como de beleza.

© Hisao Suzuki

“Uma bela composição de luzes e sombras, dramático e emocional”, comentou um jurado do projeto. “Este projeto mostra o poder da luz; como objetos simples podem ser convertidos em esculturas e  alcançar a simples tarefa de iluminar a poesia”.

© Hisao Suzuki

O conceito da iluminação é refletido em um jogo de luzes e sombras, os componentes são os objetos expostos, a luz e a projeção desta no piso. Isto também faz eco no jardim zen japonês: poucos elementos bem escolhidos em relação á luz, elementos de coloração média ou escura, assim como a luz e a sombra.

© Hisao Suzuki

Além disso, os materiais utilizados nesta exposição de luz são básicos e poucos: principalmente concreto no teto, nas paredes e pisos; os trilhos e os projetores pintados da mesma cor que o concreto; tensores de aço e porcelana em branco e; lavabos de ferro laqueado.

© Hisao Suzuki

No entanto, os fios tensionados atuam como filtros de transparência dentro do espaço, enquanto que os trilhos no teto seguem um padrão ordenado. A versatilidade de distribuir as luminárias nos carris permite um foco preciso sobre os objetos. “A luz cria uma nova forma de arte no Salão de Lagares”, um dos juízes elogiando o projeto.

© Hisao Suzuki

 

 

Ficha técnica:

Equipe:

  1. Arquiteto: RCR Arquitectes
  2. Projeto de Iluminação: Maurici Ginés – Artec3 Estudio
  3. Colaboradores: José de Jesús Gonzalez, Giacomo Damato, José María Deza Dacal

Text Message Html

Cita: Marina de Holanda. "1° Lugar: Prêmio de Excelência IALD 2012: Lagares showroom / Maurici Ginés" 17 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-65669/1-graus-lugar-premio-de-excelencia-iald-2012-lagares-showroom-maurici-gines> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.