Mobiliário Clássico: Cadeira Valdés / Cristián Valdés

A cadeira Valdés surge em 1977, por iniciativa do arquiteto Cristián Valdés, depois de analisar a estrutura e o modo de construção raquete de tênis Dunlop. Esta cadeira é uma tradução funcional e estrutural da raquete, utilizando quadros de compensado unidos por cunhas de madeira Ulmo. Desta forma, concebeu-se um sistema construtivo que posteriormente constituiu o principio para outros modelos.

Via inntec

Todos os móveis da coleção são demonstráveis por uma necessidade construtiva. Em principio, partiu-se do projeto de um conjunto de costelas de compensado que constituem o perfil da cadeira.

Via inntec

Estas costelas laterais suportam uma faixa de couro que serve de assento; nelas engastou-se uma estrutura metálica como sistema de união. Foi desenvolvido também um chassi metálico tubular desmontável que é introduzido nos extremos do assento, para poder tensioná-la.

Via inntec

Com acabamentos de boa qualidade e uma forma de curvas suaves, passou a ser uma referência do design industrial por sua perfeição e seu estilo. Sem a possibilidade de ser feita em série, é hoje quase um objeto de culto, um objeto único.

Via inntec

 

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Cristián Valdés
  • Ano: 1977
  • Tipo de projeto: Mobiliário
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tecido e Madeira
  • Estrutura: Madeira e Otro

Sobre este escritório
Cita: Marina de Holanda. "Mobiliário Clássico: Cadeira Valdés / Cristián Valdés" 17 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-65378/mobiliario-classico-cadeira-valdes-cristian-valdes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.