Chalé C7 / Nicolás del Rio – Max Núñez

© Erieta Attali

O Chalé C7 está na Cordilheira dos Andes a 2900 metros de altura, próximo ao Hotel Portillo e a poucos quilômetros do Monte Aconcagua. O terreno se caracteriza por sua topografia íngreme e rochosa que ao Norte avista a Laguna del Inca e os montes Três Hermanos.

© Erieta Attali

Sobre esta paisagem extrema o refúgio se oculta na inclinação interferindo o menos possível com a vista do hotel para a laguna. Na parte de cima aparece apenas um pequeno espaço de acesso de onde se descende ao espaço protegido do refúgio.

© Erieta Attali

O interior se resolve em dois níveis. Um primeiro nível absorve as variações da neve no Inverno e se constrói como um volume de pedra feito com rochas extraídas da mesma ladeira. Este muro delimita um primeiro piso que ancora a construção ao terreno e no qual estão locados os dormitórios e os espaços mais privados da casa. Estes recintos se abrem ao exterior através de perfurações controladas cujas dimensões variam de acordo com as necessidades interiores.

© Erieta Attali

Sobre este nível, há um segundo completamente aberto à paisagem e à luz do Norte. Neste espaço de planta livre, o programa e os objetos se organizam de maneira flexível em relação a uma grande mesa de cozinha, uma outra mesa e uma lareira. A estrutura que permite este espaço aberto, abaixo de uma sobrecarga de neve de duas toneladas por metro quadrado, é construída por uma robusta estrutura de vigas metálicas que ficam expostas e definem a qualidade tectônica do espaço. A exposição destas grandes vigas, incomuns num espaço doméstico, torna a gravidade visível.

© Erieta Attali

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Nicolás del Rio / Max Núñez
  • Ano: 2008
  • Área construída: 295 m²
  • Endereço: Hotel Portillo, Portillo, Região de Valparaíso Los Andes Chile
  • Tipo de projeto: Hotéis
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Aço e Madeira
  • Localização: Hotel Portillo, Portillo, Região de Valparaíso, Los Andes, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Nicolás del Rio / Max Núñez
  2. Colaboradora: Heloise Gailing
  3. Calculista: Enzo Valladares

 

Sobre este escritório
Cita: Victor Delaqua. "Chalé C7 / Nicolás del Rio – Max Núñez" 15 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-65140/chale-c7-nicolas-del-rio-max-nunez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.