Epifania do Crepúsculo / James Turrell

Epifania do Crepúsculo / James Turrell

James Turrel, um artista norte-americano que experimenta os detalhes perceptivos da luz, realizou um espetáculo de iluminação no Texas, chamado “Epifania do Crepúsculo” (Twilight Epiphany), que foi inaugurado no último dia 14 de junho com um espetáculo de luzes ao entardecer. A estrutura piramidal abstrata complementa a presença da luz natural no nascer e pôr do sol, criando um espetáculo de luzes fascinantes que une a beleza do mundo natural com o campus e o ambiente.

Mais informações a seguir.


Esta experiência se vê reforçada por uma atuação de luz LED que se projetam em um espaço fino e branco de 22×22 metros (aproximadamente), e que oferece vistas do céu através de uma abertura de 4×4 metros (aproximadamente). Este “espaço para o céu” está acusticamente desenhado para apresentações musicais e serve como um laboratório para estudantes da escola de música, já que se encontra junto à Escola de Música de Sefer no campus da Universidade de Rice em Houston, Texas.

© Inhabitat

Este espaço para o céu, que combina luz natural e luz artificial, tem uma capacidade para 120 pessoas: 44 assentos para a área de visão baixa, que é adaptada para pessoas inválidas e 76 na área de visualização superior.

© Inhabitat

O interessante deste projeto é que este artista deseja resolver de uma maneira surpreendente a relação entre a ilusão de arquitetura ideal e a iluminação.

© Inhabitat

A partir de uma sequência de luzes LED instaladas no nível superior, Turrel criou um espetáculo artificial e natural, em sintonia com o nascer do sol ou o amanhecer e ao pôr do sol ou entardecer, utilizando um pavilhão flutuante metálico com sensores programados para mudar a intensidade e o nuance de iluminação a medida que passam as horas, de uma maneira indireta.

© Inhabitat

Um espaço para se sentar, observar e sentir é o objetivo do espetáculo, que dura uns 40 minutos, e o programa da luz pode operar em uma variedade de condições climáticas. David Leebron, o presidente da Universidade de Rice, comenta: “A escola tem que desempenhar seu papel em inspirar nossos estudantes”.

© Inhabitat
  1. Arquiteto: Thomas Phifer and Partners
  2. Projeto de Iluminação: James Turrell
  3. Localização: Texas
  4. Equipe de construção: Linbeck
  5. Ano projeto: 2012

Sobre este autor
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Epifania do Crepúsculo / James Turrell" 13 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-64847/epifania-do-crepusculo-james-turrell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.