Edifício em Portimão / Carlos Dias Pereira

O projeto, reflete para além de um programa funcional pretendido pelo promotor, para um edifício de habitação de uso sazonal, uma ocupação totalmente enquadrada nas características da zona e na racionalização face ao espaço urbano disponível, promovendo uma proposta de intervenção, que permita e contribua para um desenvolvimento equilibrado da área onde se insere, fechando a edificação nesta zona.

© Ana Rita C. Pereira

O edifício com 5 pisos acima do solo e uma cave, integrado num terreno com 2.544 m2 de área privada, apresenta grande espaço envolvente, onde se situa uma piscina de apoio e zonas verdes cénicas. O organigrama por piso, integra quatro apartamentos, num total de 20 unidades.

© Ana Rita C. Pereira

A utilização exclusiva para habitação mista de férias e permanente, vem na sequência natural do tipo de programa de ocupação para esta zona da cidade de Portimão, junto das praias, apresentando um grande dinamismo neste sector. O local possuiu muito boas vias de acesso e está perto de várias praias importantes, com ligação directa a vários equipamentos urbanos e zonas comerciais, que complementam correctamente a oferta de habitação.

© Ana Rita C. Pereira

Para o projeto, e na sua elaboração, consideraram-se vários elementos que irão promover um uso adequado, como é caso dos acessos aos apartamentos, em galerias exteriores em todos os pisos, permitindo uma utilização natural e de maior visibilidade principalmente junto aos acessos verticais, contrariando a normal filosofia de corredor interior somente com luz artificial, sendo também a zona de entrada no r/c do edifício, totalmente aberta, assim como a comunicação com a zona do recinto da piscina, onde a mesma apresenta forma orgânica, complementada com arranjos exteriores de excepção.

© Ana Rita C. Pereira

A implantação da edificação composta por dois corpos ligados pelas escadas, teve em atenção a direcção de implantação face à casa existente a poente, funcionando essa composição como um movimento desfasado de afastamento, dos três corpos construtivos dentro do terreno.

Implantação

Em toda a fachada sul foram previstas varandas privadas de áreas generosas de modo a completar uma utilização e permanência predominante de exterior, saudável e convidativa, de acordo com o local e a proximidade às praias, às vistas panorâmicas e pelo clima ameno do Algarve.

Fachada

Foi considerada uma linguagem contemporânea, com as cores adequadas, aplicadas no exterior, aceitando com a sua composição arquitectónica, uma integração nas construções da envolvente, quer pela volumetria e conjugação dos dois corpos desalinhados da geometria do edifício, contribuindo para uma desmassificação do seu impacto e uma leitura de volumes diferenciados e não compactos. Essa lógica de ocupação, resulta fundamentalmente numa edificação, que se materializou equilibrada e correcta para o local, através de uma conciliação volumétrica e de uma relação com os edifícios da envolvente.

© Ana Rita C. Pereira

Essa composição da edificação, para além destes fatores, pretende interpretar uma geometria, resultando da forma do terreno e da acessibilidade ao mesmo, orientação das vistas e solar, e definição de áreas, e outros fatores regulamentares condicionantes. Na fachada principal são instalados sombreadores amovíveis, deslocam-se sobre calha superior e inferior, promovendo uma alternância de imagem não estática, como acontece num edifício corrente. Essas lâminas são de réguas horizontais de painel fenólico de madeira, contribuindo para uma leitura contemporânea, assim como a zona central das escadas camuflada também por esse material de aplicação fixa.

© Ana Rita C. Pereira

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Carlos A. Dias Pereira
  • Ano: 2011
  • Área construída: 1900 m²
  • Endereço: Portimão Algarve Portugal
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Vidro e Tijolo
  • Estrutura: Concreto e Tijolo
  • Localização: Portimão, Algarve, Portugal
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquiteto: Carlos A. Dias Pereira

Informação Complementar:

  1. Engenheiro Estrutural: Emidio Batista (BNCE,Lda)
  1. Cliente: Edialto, Engenharia e Construções, Lda

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Edifício em Portimão / Carlos Dias Pereira " 08 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-63731/edificio-em-portimao-carlos-dias-pereira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.