Fachada de Inverno / Studio 505

“A Fachada de Inverno é uma composição radicalmente experimental, um estudo belo e complexo da natureza, da geometria e das camadas que comunicam a rica diversidade da vida.”

© John Gollings

O começo do projeto para as três fachadas do centro comercial de Inverno na área central de Brisbane demandou a aplicação criativa de uma identidade coerente e de sensibilidade arquitetônica para se concretizar diversas das intenções – criar um espaço comercial que oferece uma experiência interativa e engajada, um local de encontro de grande importância e uma via no coração da cidade de Brisbane.

© John Gollings

Nossa resposta a esta proposta foi construir sobre uma força coletiva profundamente cultural que reside no local e sobre o nome “Inverno,” criando uma composição experimental e complexa, não apenas como uma “ilustração” da natureza ou uma textura abstrata. A intensidade do engajamento destas fachadas está presente dentro desta ambiguidade.

© John Gollings

A “estrutura” visual principal da fachada é criada por árvores que correm ao redor e para além de cada superfície. Como se se olhasse para dentro de uma floresta, a primeira impressão é de uma complexidade densa que se parece como uma barreira. Em seguida, em uma observação mais minuciosa alguns intervalos aparecem e a profundidade substancial pode ser lida. Os detalhes emergem e a atividade da vida e as luzes energizam a cena e cativam a imaginação.

© John Gollings

Conforme a posição e a intensidade da luz do sol mudam ao longo do dia e das estações, as dobras, vazios e texturas da fachada criam diversos padrões de luz e sombra. Já à noite, a iluminação da fachada proporciona outra percepção. Um sistema integrado de iluminação de baixa resolução foi instalado, mudando sua aparência de uma tempestade de neve para primavera, verão, e, finalmente, outono, tudo em uma única noite. As chuvas, pôr-do-sol, tempestades e fogos de artifícios são outros exemplos de expressão do sistema. Em suma, a fachada é similar e diferente, mas nunca a mesma. Além de ser funcional, a fachada é também atraente e interativa.

© John Gollings

Cada painel e quadrado nos 4.000m² de fachada possuem um único design que é completamente expressado pelo jogo dinâmico entre uma paleta considerável de cores e a riqueza da linguagem dos cortes, das marcas e da luz do todo, proporcionando uma experiência cultural.

© John Gollings

Nosso trabalho na fachada de Inverno enriqueceu o conhecimento do escritório nos campos da geometria, das dobras e dos painéis até o ponto em que os elementos mais complexos de projeto e construção são convertidos, reconhecendo o potencial criativo e o idealismo que resultam em uma execução viável.

© John Gollings

Vista das esquinas de formadas pelas ruas Edward e Elizabeth e Queen e Edward, a nova fachada estabelece claramente o centro comercial como um coração da vida deste conturbado ambiente urbano.

© John Gollings

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Studio 505
  • Ano: 2012
  • Área construída: 4000 m²
  • Tipo de projeto: Comercial
  • Operação projetual:Intervenção
  • Status:Construído
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Brisbane, Austrália
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Studio 505

 

Informação Complementar:

  1. Consultor artístico: John Warwicker

 

  1. Fotografias: John Gollings, Studio 505
  2. Texto cortesia dos autores.

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Fachada de Inverno / Studio 505" 08 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-63023/fachada-de-inverno-studio-505> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.