Revelada a lista dos finalistas do Prêmio RIBA 2012

O Royal Institute of British Architecture (RIBA) divulgou a lista para este ano o Prêmio Stirling, o prêmio do Reino Unido de arquitetura mais prestigiado que é concedido anualmente para o “edifício que fez a maior contribuição para a evolução da arquitetura no ano anterior”. Este ano, seis projetos finalistas variaram do aparentemente simples, mas altamente inovador Estádio Olímpico de Londres, do Centro de Câncer pensativo ao íntimo de Maggie em Glasgow. O vencedor será anunciado em outubro no jantar RIBA Stirling Prize. A seguir a lista completa e mais detalhes sobre o RIBA Stirling Prize.

Hepworth Wakefield,Yorkshire / David Chipperfield Architects © Iwan Baan

2012 RIBA Stirling Prize Shortlist:

  • The Hepworth Wakefield,Yorkshire / David Chipperfield Architects
  • Estádio Olimpíco, Londres / Populous
  • The Lyric Theatre, Belfast / O’Donnell + Tuomey
  • Maggie’s Centre, Gartnavel, Glasgow / OMA
  • New Court, Londres / OMA com Allies & Morrison
  • Sainsbury Laboratory, Cambridge / Stanton Williams
The Lyric Theatre, Belfast / O’Donnell + Tuomey – Cortesia de RIBA

A Presidente do RIBA, Angela Brady declarou: “O relatório anual RIBA Stirling Prize celebra a excelência arquitetônica e este ano temos uma lista incrivelmente forte de competidores. Todos os edifícios finalistas demonstram a essência da arquitetura grande, pois eles são edifícios em escala humana, lugares para inspirar, entreter, educar e confortar os seus visitantes e transeuntes. Cada edifício não só funciona perfeitamente de dentro, mas tem um relacionamento excelente com os seus arredores, com uma interação forte entre os dois. Eles não gritar “olha pra mim” e até mesmo o edifício mais alto, o Novo Tribunal da cidade de Londres, criou boas vistas para os pedestres que passam, para enfrentar o desafio de entregar um bom desenho urbano em uma área histórica. Os juízes 2012 RIBA Stirling Prize tem um trabalho difícil escolher um vencedor a partir deste conjunto de grande talento. Eu não posso esperar para ver qual projeto eles escolhem.

Maggie’s Centre, Gartnavel, Glasgow / OMA © Philippe Ruault

O RIBA Stirling Prize é para projetos “construídos ou projetados na Grã-Bretanha”. Os edifícios são elegíveis se forem no Reino Unido ou da União Europeia por um arquiteto cuja sede do escritório esteja localizada no Reino Unido. O prêmio foi criado em 1996 e recebe o nome  do grande arquiteto britânico Sir James Stirling (1926 – 1992). É apresentado em associação com Jornal dos Arquitetos e Benchmark, e o arquiteto vencedor recebe um prêmio em dinheiro de  20.000 libras.

ew Court, London / OMA with Allies and Morrison © Charlie Koolhaas

Os edifícios precisam concorrer a um prêmio RIBA de excelência arquitetônica, a fim de ser julgado pelo RIBA Stirling Prize. Os Prêmios RIBA são anunciados em maio de cada ano e são julgados por um júri regional. Um júri separado é criado para formar o RIBA Stirling Prize shortlist.

Sainsbury Laboratory, Cambridge / Stanton Williams © Hufton+Crow

Nos últimos dois anos, Zaha Hadid Architects foi agraciada com o prêmio com a Graça Evelyn Academy (2011) e Museu MAXXI, Roma (2010).

 

 

Text Message Html

Cita: Leonardo Márquez. " Revelada a lista dos finalistas do Prêmio RIBA 2012 " 05 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-62517/revelada-a-lista-dos-finalistas-do-premio-riba-2012> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.