Casa em Pilar / FILM-Obras de Arquitectura

A obra, uma casa mínima, foi concebida como um único espaço flexível e interno, um “tubo” que vincula a praça, em frente ao lote, e a expansão.

Este espaço está conformado por um envelope horizontal de três faces de largura constante, espessura e transparência variável, modulado e construído em tijolos colocados verticalmente. Este envelope toca o solo com seu lado de maior espessura e permeabilidade, e fica suspendida sua face oposta, sobre uma plataforma linear de concreto.

© Cortesía de FILM-Obras de Arquitectura

Cada face desta lâmina dobrada se forma em relação à ligação interior – exterior que estabelece: ao lado nordeste, é a sucessão de partições que permitem a entrada de luz natural e vista do céu; acima é teto, plano contínuo de tijolo; ao lado noroeste, é uma sucessão alternada de imagens da floresta.

© Cortesía de FILM-Obras de Arquitectura

Este volume é anexado à extremidade, escondendo-o por um segundo corpo que contém os serviços, garantindo a independência do espaço principal.

Aspectos construtivos

A obra é totalmente modulada de acordo com a medida do tijolo. Manipulando este material desejou-se uma única estrutura que é tanto a sequência de partições, plano e textura. Sua unidade material enfatiza o enfoque às paisagens escolhidas.

© Cortesía de FILM-Obras de Arquitectura

Foi premissa uma obra sem manutenção e com bom envelhecimento a um custo razoável, coisa que o tijolo garantiu. Os planos verticais desse invólucro estão compostos por uma alma de tijolo oco de 12 cm de espessura e um vertical interior e outro exterior. O plano horizontal é uma laje composta por uma face de tijolo visto que faz parte com o lançamento de concreto, com uma espessura total de 15 cm.

Planta

Foi utilizado pisos de cimento para garantir a continuidade do plano de apoio e por sua presença na composição do “envelope” (juntos).

© Cortesía de FILM-Obras de Arquitectura

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:FILM-Obras de Arquitectura
  • Ano: 2009
  • Área construída: 105 m²
  • Área do terreno: 900 m²
  • Endereço: Barrio Los Robles del Monarca, los cedros 2400, Pilar, Provincia de Buenos Aires Argentina
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Tijolo e Concreto
  • Estrutura: Tijolo e Concreto
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: FILM-Obras de Arquitectura (Carlos Fernández, Jorge Isaías, Gabriel Lanosa, Claudio Maslat)
  1. Dirección y Construcción de Obra: FILM-Obras de Arquitectura

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Casa em Pilar / FILM-Obras de Arquitectura" 03 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-62497/casa-em-pilar-film-obras-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.