Arte da luz: 2×5 (Brothers)/ realities:united

Arte da luz: 2×5 (Brothers)/ realities:united

Muitos arquitetos se preocupam em deixar que a iluminação se converta em um elemento de primeiro plano…os designers de iluminação tendem a ser complacentes com este status quo. Glenn Shrum. 2×5 (Brothers) projetada pelo escritório de iluminação dinamarquês Realities United, és uma instalação permanente de luz cinética para o novo “Centro Perry e Marty Granoff para as Artes Criativas” pelos arquitetos Diller Scofidio + Renfro ao qual rompe com o dito status quo para ser o objeto de boas-vindas do edifício.

©2012 realities:united

2×5 (Brothers) faz uso de um formato técnico estabelecido dentro da indústria da publicidade: dois carretéis mecânicos que levam por dentro vários rolos de tecidos, os quais vão mudando atrás da lâmina de vidro, obtendo com isso, o efeito de parecer  de  ilumina por trás do carretel.

©2012 realities:united

A instalação se controla mediante uma série de algoritmos que influem na velocidade e sincronia do comportamento de cada rolo (ou combinação de cores) que aparecem em cada painel, e a intensidade da iluminação de fundo.

©2012 realities:united

Com duas a quatro mudanças por dia, a frequência de mudanças é tão baixa que os visitantes inicialmente experimentam a instalação principalmente como estática na configuração respectiva. Os usuários do edifício – em sua maioria estudantes e pessoal universitário, somente podem perceber a mudança progressiva do comportamento do padrão na instalação depois de um período mais longo.

©2012 realities:united

2×5 (Brothers) é uma instalação de luz artística que ao final cumpre com sua função de entrega mas que também, declara uma transição do status quo no que se refere a arte da luz como objeto predominante na arquitetura. Temos visto a arte da luz manifestar-se de uma maneira mais sutil como nas obras de James Turrell, mas cabe dizer que cada vez mais é evidente uma atrevida integração de arte da luz com a arquitetura.

 

 

 

 

 

 

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. "Arte da luz: 2×5 (Brothers)/ realities:united" 04 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-62495/arte-da-luz-2x5-brothers-realities-united> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.