1° Lugar: Concurso de Estudantes para Koivusaari / Arto Ollila

O departamento de planejamento de Helsinki e a empresa de produtos siderúrgicos Ruukki organizaram um concurso estudantil – Western Gateway – entre todas as escolas de arquitetura da Finlândia em 2011. O desafio era o de projetar um edifício de referência na nova parte de desenvolvimento da porção oeste da cidade – Koivusaari – utilizando o aço de uma forma inovadora. Representando Aalto University, Arto Ollila enviou o seu projeto, entitulado “Fokka”, que foi o selecionado como grande vencedor do concurso.

© Arto Ollila

O esquema original desenvolvido pelo departamento de planejamento previa uma faixa desconectada para as torres de habitação separadas. No entanto, Fokka procura fundir e amalgamar as diversas funções em apenas um bloco híbrido de densidade variável. A programação da estrutura unificada infunde no planejamento dos níveis mais baixos com seus espaços polivalentes.

© Arto Ollila

Um espaço cultural e de segmento comercial marca a transição para os apartamentos e o hotel locados acima, oferecendo vistas desoneradas da cidade e do pátio abaixo. Para garantir um bom fluxo dos pedestres, a conexão direta com a rede de transporte público de Helsinki foi incorporada no projeto.

© Arto Ollila

Como acontece em qualquer ambiente que experimenta vários meses de tempo gelado, a proteção dos elementos é fundamental. Assim, o pátio e os topos do edifício são cobertos com uma estrutura de aço tensionada com quantidades significativas de vidro para garantir iluminação natural e o ganho solar passivo no inverno.

© Arto Ollila

Um objetivo secundário da cobertura tracionada é o de minimizar a quantidade de superfícies exteriores do envelope – com corredores abertos para passagens.

© Arto Ollila

Os comentários do júri para a proposta foram:

“O conceito básico da proposta vencedora é profissional, soberana e inovadora. ‘Fokka’ é baseado numa pesquisa lógica da estrutura da cidade circundante e propõe funções de uma análise atenta. O resultado leva brilhantemente em consideração o entorno. É contemporâneo, poético e um edifício híbrido escultural. A proposta cria um novo tipo de espaço público. ‘Fokka’ é arquitetura de alta qualidade, elegante e de um conceito perspicaz”.

© Arto Ollila

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Arto Ollila
  • Ano: 2011
  • Tipo de projeto: Uso Misto
  • Operação projetual:Projeto
  • Status:Concurso
  • Materialidade: Vidro e Concreto
  • Estrutura: Concreto e Aço
  • Localização: Helsinki, Finlândia
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Projeto: Arto Ollila

Text Message Html

Cita: Victor Delaqua. "1° Lugar: Concurso de Estudantes para Koivusaari / Arto Ollila" 03 Ago 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-62475/1-graus-lugar-concurso-de-estudantes-para-koivusaari-arto-ollila> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.