Centro de Saúde e Casa de Repouso / IPOSTUDIO Architects

 

O projeto está localizado em uma área com uma paisagem de grande importância para sua tradição agrícola intrínseca, caracterizada pela presença de terraços construídos com muros de pedras secas de tamanho considerável. Um comprometimento entre a filosofia do design e a complexidade morfológica do solo teve que ser alcançado devido a uma peculiaridade do tipo de apropriação.  Em conta disso, surge a ideia de uma única fachada em direção ao vale e seu perfil curvado que simula o contorno das linhas do solo.

© Pietro Savorelli

O propósito, portanto, tem sido este, de fundir a nova presença com a existente através de uma reutilização funcional e integração dos edifícios rurais existentes às novas estruturas.  O elemento de união vem do conceito de pasto/curral, um aspecto típico das casas de fazenda das colinas da Toscana. Em casos de alta inclinação, o ele é caracterizado por um porão excessivamente grande assim como para compor um teto jardim. Aqui o nível do pasto determina o nível das estruturas preexistentes e estas do acesso ao complexo.

© Pietro Savorelli

Consequentemente as unidades residenciais estão localizadas no volume formado entre o muro limite e a encosta da colina. A organização do complexo inclui as unidades arranjadas em uma grelha radial com vista para o vale de acordo com um sistema repetitivo em dois níveis.

Cortesia de IPOSTUDIO

O porão oferece um olhar livre para o vale através de um jogo de sólidos e vazados que foi alcançado através de uma “parede” de dois níveis. A presença dessa parede funciona como uma membrana de pele dupla: uma parede com pele de vidro que permite contato direto com os quartos de hospedes e uma segunda localizada a uma distancia de 1,80, da primeira.

© Pietro Savorelli

É uma parede perfurada de pedra com aberturas aleatórias que fazem com que cada quarto seja identificável apesar da configuração em planta. A fachada externa da parede possui um revestimento de pedra local, tiradas da escavação local, como uma evocação dos muros de pedra seca, típicos do interior da Toscana.

© Jacopo Carli

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos: IPOSTUDIO Architects
  • Ano: 2010
  • Área construída: 3660 m²
  • Endereço: Província de Prato Montemurlo Itália
  • Tipo de projeto: Uso Misto
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Vidro
  • Estrutura: Pedra e Concreto
  • Localização: Província de Prato, Montemurlo, Itália
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: IPOSTUDIO Architects
  1. Fotógrafos: Pietro Savorelli, Jacopo Carli,

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Centro de Saúde e Casa de Repouso / IPOSTUDIO Architects" 28 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-61179/centro-de-saude-e-casa-de-repouso-ipostudio-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.