Delegacia de Polícia Local em Manzanares / Estudio Lamazeta

© Antonio Arévalo

Localizada no solar de uma antiga adega, a nova Delegacia de Polícia local de Manzanares é fruto de um concurso de Arquitetura que inicialmente se convocou para a construção de uma sala de exposições. Quando a construção estava avançada em uns 80% se decidiu, por questões políticas, adaptar o edifício ao uso que atualmente abriga.

© Antonio Arévalo
© Antonio Arévalo

Diante de um ambiente calmo e díspar de pavilhões desportivos, paredes de cal e espaços abertos, o edifício se fecha  para o exterior com um jogo de volumes abstratos e fortes. Os diferentes volumes são separados uns dos outro por pátios alongados que se levam para o espaço central e deixam vislumbrar o interior do edifício.

Planta

A entrada é feita através de um pátio coberto que ilumina e trás calor ao espaço central, que é também sala de espera e recepção. Desde o dito espaço central se acessam os vários escritórios, assim como os pátios perimetrais. Duas pequenas caixas azuis se instalam como objetos isolados dentro das salas que em princípio foram pensadas para abrigar exposições tentando demonstrar assim a mudança de uso ocorrido durante a construção do edifício.

© Antonio Arévalo
© Antonio Arévalo

Para a iluminação natural do edifício se optou por grandes claraboias, dado ao uso expositivo que em principio teria o edifício. Contudo, para garantir a ventilação dos escritórios se abriram buracos de iluminação e ventilação para os diferentes pátios perimetrais e não para a fachada, de modo que a imagem total do exterior continue a ser a original.

© Antonio Arévalo

Para o revestimento exterior do edifício se utilizou uma placa cerâmica branca que combina peças de diferentes medidas e proporções. O corte utilizado desaparece gradualmente em certas partes da fachada, nas que a textura e a cor utilizadas são ligeiramente diferentes.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Estudio Lamazeta
  • Ano: 2010
  • Área construída: 554 m²
  • Endereço: Antigua Carretera de Madrid. Manzanares Ciudad Real Espanha
  • Tipo de projeto: Equipamento Urbano
  • Status:Construído
  • Materialidade: Otro e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Antigua Carretera de Madrid. Manzanares, Ciudad Real, Espanha
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: Lamazeta Estudio de Arquitectura (Lucía Manresa, David Mata y María Moreno)
  2. Colaboradores: Enrique Salazar, Marta Ivars, Javier Jimenez y Belén Jurado
  3. Promotor: Excelentísimo Ayuntamiento de Manzanares
  4. Construtora: Construcciones Anclade SL

 

P.E.M.: 800.500 euros
Data do Concurso: 2010
Data de construção: 2010-2011

Sobre este escritório
Cita: Paula Garcia Monteiro. "Delegacia de Polícia Local em Manzanares / Estudio Lamazeta" 17 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-59968/delegacia-de-policia-local-em-manzanares-estudio-lamazeta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.