Pátio Luso / Miguel Saraiva & Associados

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Locado no centro da cidade do Porto, na praça Carlos Alberto, o Projeto de Requalificação Urbana Pátio Luso é composto por dois volumes com residências multifamiliares, comércio, serviços e um espaço de jardim comum. O programa de requalificação cobre 8 edificações e inicia com a mais emblemática, que abrigou o antigo “Luso Café”, referência da história da cidade, tendo servido, entre outras memórias, como sede da campanha do General Humberto Delgado para a eleição presidencial de 1958.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

A edificação é composta por 23 habitações e distingue-se pela inovação estética da fachada interna do pátio comum, com janelas em toda sua dimensão, dando-lhe uma enorme transparência e leveza.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Tendo a meta de requalificar estes blocos de habitação, a solução proposta foi manter o componente histórico e patrimonial, combinando o antigo com um design funcional e contemporâneo. Tornando-o compatível com soluções atraentes para a população jovem, atende a necessidade de popular a região, que é uma estratégia de preservação da memória no tempo atual.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Seu jardim central caracteriza-se por ser o elemento unificador do conjunto, servindo como principal elemento de acesso para as habitações.

© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

No interior dos apartamentos, buscou-se criar um espaço aberto e fluido, seccionando apenas o essencial. A sala de estar, voltada para o jardim comum, funciona como o ponto central da habitação, aumentando o convívio entre os familiares.

Planta pavimento térreo

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Miguel Saraiva & Associados
  • Ano: 2006
  • Área construída: 3324,47 m²
  • Endereço: Praça Carlos Alberto Porto Portugal
  • Tipo de projeto: Uso Misto
  • Operação projetual:Requalificação
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Madeira
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Praça Carlos Alberto, Porto, Portugal
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Miguel Saraiva & Associados
  2. Engenheiros: Sopsec and Rodrigues Gomes & Associados, Consultores de Engenharia S.A.
  1. Cliente: Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, S.A., Edifer Reabilitação
  2. Conclusão: 2009

Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Pátio Luso / Miguel Saraiva & Associados" 18 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-59858/patio-luso-miguel-saraiva-e-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.