Casa Caleu / arquitectos asociados.lo

O desafio era construir uma casa de fim de semana, em Caleu, uma pequena cidade a uma hora de Santiago (a capital do Chile), com um orçamento limitado. O clima de Caleu (localizada na Serra do Mar) apresenta mudanças drásticas de temperatura nas diferentes estações ao longo do ano.

A casa está localizada na única área plana que encontramos no sitio e construída sobre as ruínas de uma casa velha. Este foi o local favorável devido à sua condição plana, orientação para o sol, e sua vista privilegiada. Consideramos, assim, a experiência do antigo proprietário, que morava em uma casa de adobe orientada leste-oeste em seu lado mais longo.

© Diego Ortuzar

O programa da casa é resolvido em um retângulo de 7,35 m x 14,7 que contém uma área central de uso comum (sala de estar e sala de jantar junto com a cozinha), que separa as duas áreas de dormir, o quarto principal de um lado e dois quartos menores do outro lado. Todas as áreas estão ligadas por um corredor externo com uma largura de 1,20 m para o leste; este corredor fornece um telhado coberto no inverno e uma sombra maravilhosa no verão. É definitivamente no verão, onde o corredor desempenha o seu papel mais importante.

© Diego Ortuzar

Para este projeto foram utilizados dois materiais para estabelecer a estrutura da casa. Primeiro, a estrutura de pinho, composto de três tábuas unidas de 2 × 5 “que nos permitiram configurar o tamanho que precisávamos para estruturar a casa.

© Alvaro Reyes

Em segundo lugar, placas de madeira compensada foram utilizados para bloquear os pilares e vigas, como elementos estruturais e manteve-se como o material interior da casa, por outras palavras, a estrutura e estética do projeto são construídos pelos mesmos elementos, portanto, não existem materiais de acabamento adicionais , e tudo está à vista.

© Diego Ortuzar

 

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:arquitectos asociados.lo
  • Ano: 2011
  • Área construída: 91 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Madeira e Madeira
  • Estrutura: Madeira e Tijolo
  • Localização: Caleu, Tiltil, Chile
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. Arquitetos: arquitectos asociados.lo
  2. Arquiteto Responsável: Eduardo Labra B., Diego Ortuzar F.

Informação Complementar:

  1. Construtor: Jorge Rojas R.

Sobre este escritório
Cita: Leonardo Márquez. "Casa Caleu / arquitectos asociados.lo" 18 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-59699/casa-caleu-arquitectos-asociados-ponto-lo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.