Arquiteto cria a casa de um m2 / Alemanha

O Arquiteto alemão, fundador do Hartz IV Möbel, Van Bo Le-Mentzel, criou a que seria a menor casa do mundo. Chamada “casa de um m2“, feita de madeira com uma superfície de somente um metro quadrado; que através de uma simples ação pode transformar-se em um lugar para dormir.

© Daniela Kleint

A criação de Mentzel surgiu da sua própria experiência, já que passou grande parte de sua vida como refugiado, movendo-se e dependendo de subsídios sociais ou de habitação social. Por isso decidiu construir uma casa que, mais que espaçosa, pudesse ser levada a todas as partes, pudesse ficar em qualquer lugar que quisesse  chamar de lar. Uma casa para quem seja, com um metro quadrado de liberdade. Realizada com materiais simples, capazes de serem encontrados em qualquer loja de material de construção.

© Daniela Kleint

Sempre fui muito cético sobre o feito de que nossa qualidade de vida tão fixa aos números. Em euros, por exemplo, e euros por metro quadrado“, disse a BMW Guggenheim Lab. “Quando buscas um apartamento, por exemplo, a primeira coisa que olha é a localização, e logo nos números; quantos dormitórios, quantos metros quadrados? Mas quando realmente pensas nisso, os metros quadrados não dizem nada sobre a qualidade da casa, a vista da janela, como cheira, se os vizinhos são agradáveis. Estas são todas as coisas que não se pode colocar em números.”

© Daniela Kleint

Então, bem, eu quero ter meu próprio metro quadrado. Quero que ninguém que não seja eu mesmo, possa decidir o que sucede com meu metro quadrado no mundo”, disse. “É o único metro quadrado no mundo em que posso decidir em que direção é a vista da janela, a direção que a porta se abre, que vizinhos tenho“.

© Daniela Kleint

Le-Mentzel espera que sua criação possa ser utilizada para lojas e escritórios móveis, como um espaço pessoal neste mundo super povoado, ou como um dormitório extra na sua própria casa. Pode ser utilizada ao ar livre ou debaixo de um teto.

Qual a sua opinião? Crês que se trata de algo que poderia ser verdadeiramente útil ou é somente um capricho?

Sobre este autor
Cita: Leonardo Márquez. " Arquiteto cria a casa de um m2 / Alemanha" 18 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-59650/arquiteto-cria-a-casa-de-um-m2-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.