Ninho de enguias / Anonymous Architects

© Steve King

O nome Ninho de Enguia é normalmente dado a lotes muito estreitos no Japão, aqueles tipicamente de 3 a 4,5 metros de largura.  A largura deste lote no Echo Park é exatamente 4,5 metros e o arquiteto Simon Storey sentiu que o local era perfeito para experimentar a compacta e eficiente vivência urbana. Através da construção vertical, simples e mínima, ele foi capaz de usar todo  o espaço para criar uma casa para morar e trabalhar.

© Steve King

O tamanho do lote é de 72m² e o edifício original no lugar tinha aproximadamente 34m². A licença de 1927 permite apenas uma pequena casa em seu lote, o que exclui a possibilidade de ser uma garagem. Seus dados eram tão únicos que os funcionários do departamento de edificação disseram que nunca tinham visto algo como isto.

Plantas

 

A fim de maximizar o local e expandi-lo pela adição de um pavimento, uma permissão especial foi requerida pelo departamento de planejamento. A casa original foi completamente demolida exceto algumas paredes do porão que permaneceram visíveis. Devido a casa ser construída sobre a linha da propriedade, a lei demandou que a casa fosse à prova de fogo em seu exterior. Para resolver este desafio, Simon revestiu a casa com reboco de cimento para resistência ao fogo.

© Steve King
© Steve King

O espaço interno foi agora duplicado para criar aconchegantes pisos de madeira e armários que atravessam todos os pavimentos e luz que perpassa dentro dos espaços de vivência no primeiro nível através da criação de uma escada aberta no segundo nível. Um deck na cobertura, que se eleva acima do denso empreendimento urbano, possui vistas que alcançam o sinal de Hollywood e as montanhas San Gabriel.

© Steve King

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Anonymous Architects
  • Ano: 2011
  • Área construída: 960 m²
  • Endereço: Echo Park Los Angeles, CA Estados Unidos da América
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Madeira
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Echo Park, Los Angeles, CA, Estados Unidos da América
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Anonymous Architects – Simon Storey

 

  1. Construtora: Armex COnstruction, Los Angeles

 

Sobre este escritório
Cita: Fernanda Britto. "Ninho de enguias / Anonymous Architects" 10 Jul 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-58610/ninho-de-enguias-anonymous-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.